DESEJO PELA SABEDORIA

Capítulo 4

O capítulo 4 de Provérbios relata uma instrução de um pai para seu filho. O pai que aconselha cita os conselhos recebidos de seu pai, essa é uma forma comum entre os povos, de passar o conhecimento e os bons modos de vida a sua descendência. O conselho sábio é uma herança a ser perpetuada nos corações dos filhos, netos e demais. O que é ensinado adiante não é apenas uma coletânea de Provérbios que foi organizada sistematicamente, mas conselhos para a boa conduta e o desejo pela sabedoria.

O texto nos convida: “Estai atentos” aos conselhos da Sabedoria e não o deixes de lado, guarda-os como algo de grande valor porque eles te darão proteção e vida. Não os trate como algo sem valor, pois eles deverão ser o manual de boa conduta que te conduzirá sua vida prática, esses são os conselhos de um pai que adquiriu a Sabedoria do seu pai. Nos vs. 12-15, observamos uma série verbos que estão no imperativo e nos alerta as advertências mais importantes do texto. Não entre por caminhos mentirosos e tortos dos perversos, pois eles te levarão à ruina. Desvia dos tais com seu coração voltado aos ensinos da Sabedoria e seu alvo no Pai. Se estão no teu caminho, tome outro rumo e desviem deles, para que não se mistures aos seus costumes e impiedades. O ensino desse pai nos mostra claramente a OBEDIÊNCIA. Assim como esse pai ensina seu filho a obedecer os bons preceitos e viver a boa conduta adquirida pela Sabedoria Deus também nos ensina, como o Pai Eterno, seus filhos a viverem uma vida de acordo com sua vontade e a buscarem a Sua Palavra como manual para a vida. A Sabedoria é um tipo da Bíblia na sua totalidade, por isso nela encontraremos o ensino e o caminho para vivermos bem nas relações sócias, espirituais e pessoais. Procure a Sabedoria nas Escrituras Sagradas e acharás vida.

Pv 4: 23

Sobre tudo o que se deve guardar; guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.

FOCO NA PALAVRA. Edinaldo Formiga. São Paulo: 19/07/11.

Edinaldo Formiga
Enviado por Edinaldo Formiga em 19/07/2011
Código do texto: T3105016
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.