1ª Carta recebida por Papai Luel (*)

Romeu Prisco

Prezado Papai Luel,

Sou um jovem com 14 anos de idade, cursando a 4ª série ginasial, de uma escola particular. Meu pai é um elitista da classe média. Sabe ? Daqueles que, com muito suor e sacrifício, trabalhando duro, pagando em dia suas contas e recolhendo regularmente impostos, taxas e contribuições, colaboram para que os ricos e os corruptos fiquem cada vez mais ricos e mais corruptos, mas que, nem por isso, deixam de ser acusados pelo Governo de nada fazerem para que os pobres e miseráveis fiquem cada vez menos pobres e menos miseráveis.

O que me leva a lhe escrever esta carta, não é, exatamente, um pedido de presente para mim. É, isto sim, um pedido de presente para todo o povo brasileiro, já que eu, filho, como disse, de um elitista da classe média, vou ganhar uma lembrancinha. Assim, Papai Luel, por favor, neste Natal, traga-nos o seguinte:

1) Mande o Zé Dirceu, o Zé Pedro Stédile e o Bruno Maranhão de férias permanentes para Cuba. Melhor: mande um para Cuba, um para Venezuela e um para Bolívia. Não dá para agüentar mais um ano vendo o Legislativo e o Judiciário às voltas com processos do Zé Dirceu, agora querendo ser anistiado, como se o país não tivesse outros problemas para resolver. Também não dá para agüentar mais um ano de terrorismo desenfreado do MST e do MLST, antes só rural, agora também urbano. Chega, já não tem graça !

2) Acabe de vez com o INSS, símbolo da vergonha nacional, antes que o INSS acabe de vez com a esperança de o meu pai e um sem número de trabalhadores, todos contribuintes, de um dia receberem uma esmola de aposentadoria. Pelo volume de contribuições que o INSS já arrecadou e ainda continua arrecadando, não se justifica, salvo corrupção interna e externa, o estado de falência em que se encontra. Terceirize a Previdência Social. Entregue-a à administração de bancos de primeira linha, como o Itaú e o Bradesco. Sabe como esses banqueiros superelitistas são vaidosos e logo-logo vão tirar a previdência social do vermelho (desculpe, mas a cor do prejuízo ainda é esta).

3) Não reinvente a SUDAM, SUDENE, SUDEPE e outras superintendências similares, para alegria dos eternos corruptos das suas respectivas regiões. Meu pai me disse que, desde criancinha, ouvia falar na tal de Sudene e que, se todos os recursos a ela destinados, tivessem sido honestamente aplicados, hoje o nordeste brasileiro seria um imenso jardim de tulipas, de modo a causar inveja a qualquer holandês. Faça com que os governos locais cumpram com suas obrigações, empregando, em conjunto ou separadamente, sob rigido controle e fiscalização, as verbas federais recebidas para desenvolvimento regional.

4) Reinvente o Poder Judiciário, para que ele passe a ser, efetivamente, um poder moderador, que além de nos defender uns dos outros, nos defenda dos abusos e dos excessos praticados pelos Poderes Executivo e Legislativo. Do jeito que o Poder Judiciário está funcionando (está ?), com a lentidão digna de um cágado, agora mais preocupado com a remuneração dos seus integrantes, falar em justiça constitui uma heresia. De quebra e de passagem, acabe com o CNJ (Conselho Nacional de Justiça), que teria vindo para exercer um controle externo do Poder Judiciário, mas que está longe de cumprir esta missão. Seus conselheiros também estão preocupados com tetos salariais, recebimento de jetons e coisas do gênero.

Bem, Papai Luel, reconheço que é muito para a sua cabeça, mas, você é o último recurso que nos resta para ter um Natal e um Ano Novo com um mínimo de dignidade.

Meu nome e endereço estão no verso do envelope desta carta.

Atenciosamente,

--------------------------------------------------------------------------------

(*) Vide meu texto intitulado "Papai Luel" em http://www.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=311692

Respeite os direitos autorais.

Visite:

www.lunaeamigos.com.br/prisco/prisco.htm

www.recantodasletras.com.br/autores/romeuprisco

www.pucsp.br/ex-alunos/vivencias-prisco.htm