Seco?

Tenho adiado começar a escrever esse texto, mas ele já está pronto na minha mente já á algumas semanas. Como dito no texto anterior, esse espaço mudou, já não há mais espaço para textos melancolicos ou pessimistas como dantes.

O tema o qual desejo falar começa com uma pergunta muito simples e direta: Em quem você tem confiado? Claro que é muito facíl dizer “eu tenho confiado em Deus”, mas afinal o que isto quer dizer? Sinceramente não sei muito exatamente do que se trata. Mas pense profundamente, em que tem confiado.

Desenvolvendo: Você se acha esperto (a)? Ou inteligente?

Quantas dificuldades você tem passado e aguentou firme? Isso te torna forte, isso faz com que você pense que realmente pode enfrentar as dificuldades simplesmente poque é forte para suporta-las? Reponda pra si mesmo. Mas se sua resposta é positiva, isso significa que você tem confiado em você mesmo, em outras palavras, você tem confiado em suas capacidades. Mas isso é bom ou mal afinal?

Ante de ir ao assunto principal, podemos falar sobre um texto da biblia que Paulo diz que no mundo teremos aflições. Mas qual o sentido de seguir esse tal Jesus se no mundo vamos ter aflições, do mesmo jeito que as pessoas que não o seguem? Podemos levar essa discussção para o lado da necessidade. Existem uma necessidades em nossas vidas para existirem as aflições. Usando as idéias de Nietzsche, que diz que o fracasso é o passo mais importante para se alcançar o sucesso. Porque é no fracasso que se aprende o necessário para alcançar o sucesso.

Agora voltando ao lado cristão. Deus quer que você passe por dificuldades, simplesmente pra você aprender. Deus quer fazer de você uma pessoa melhor, por isso você passa por dificuldades. Mas por dificuldades todos passam mesmos os que não servem esse Deus. Sim isso é verdade a diferença está exatamente no versiculo a seguir:

“Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor.”

É necessário entender que é em Deus que se alcança refugio nas dificuldades, e é com Ele que vamos aprender. É necessário entender que nossas capacidades nos levam a caminho erroneos, por mais acertivos que eles pareçam.

Agora destrinchando um pouco o versículo sitado, primeiramente podemos falar da palavra “maldito”. Que significado tem essa palavra? Um dicionário que consultei relaciona com maldizer, mas outra definição se encaixa melhor ne contexto: Que foi amaldiçoado.

Podemor achar o sentido da expressão “confia no homem”, olhando a sequencia do versiculo, “e faz da carne o seu braço”. O carne representa as capacidades humanas, e o braço representa o alcance, ou as limitações do homem, ou seja, maldito o homem que deposita sua confiança nas capacidades humanas.

E a ultima parte (e aparta seu coração do Senhor), é a consequencia de agir dessa forma. Confiando nas capacidades humanas aparta-se o caração do Senhor.

Logo, segundo o versiculo, o que confia nas capacidades humanas e não no Senhor traz sobre si uma maldição, e tem como consequencia apartar-se da presença de Deus.

O versiculo 6 diz: Porque será como a tamargueira no deserto, e não verá quando vem o bem; antes morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável.

Seco, assim é o homem que se aparto dos caminhos do senhor, é isso que é a tamargueira, uma planta que vive no deserto, sem grandes quantidades de água. Sendo assim, quando se deposita confiança nas capacidades humanas torna-se seco. Não preciso esplicar que se trata do lado espiritual.

Versiculos 7 e 8: Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR. Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto.

Agora eu pergunto, onde você tem depositado sua confiança? Estas seco ou abundante em água?