O QUE EU APRENDI NO SEMINÁRIO

O QUE APRENDI NO SEMINÁRIO, FOI APRESENTADO AOS ALUNOS DE UMA ESCOLA E TEVE GRANDE RESULTADO, DISSE-ME UMA PROFESSORA POR EMAIL, E EU FIQUEI DEVERAS ORGULHOSO E MUIO GRATO.

O que hoje sei, ou como me comportar, ou me proceder, não aprendi em faculdade ou em livro, aprendi no Seminário. Aprendi que as pessoas nascem, para se perdoarem, se respeitarem, ou se confraternizarem; Aprendi a gostar de meus colegas sem exigir deles nada em troca, e trata-los como gostaria que eles me tratassem; Aprendi pedir desculpas quando involuntariamente machucava alguém; Aprendi que devemos respeitar aos mais vividos, aos professores e principalmente aos nossos Pais; Aprendi que ao levantarmos, devemos orar e agradecer à Deus pela noite bem dormida e, ao deitarmos, devemos novamente orar e agradecer pelo êxodo nos estudos, no trabalho, e nas brincadeiras na hora do recreio; Aprendi tomar banho para não levarmos a sujeira do dia a dia para a cama e, lavar as mãos antes de qualquer refeição; Aprendi comer o necessário para não prejudicar aos demais colegas presentes na mesa; Aprendi que uma refeição balanceada, com verduras e frutas, faz bem à saúde e, que após às refeições devemos escovar os dentes para não sofrermos no futuro; Aprendi colocar as coisas onde as encontrei e, não pegar nada do que não era meu; Aprendi limpar minha própria sujeira, soltar a descarga, e enxugar o banheiro depois de usa-lo; Aprendi a lavar minhas meias e cuecas quando sujas; Aprendi a dividir tarefas com os meus colegas e, descobri que o trabalho é prazeroso e saudável. ...E, ao observar os animais e os pássaros, descobri e aprendi, o quanto devemos ser solidários, pois eles estavam sempre juntos para enfrentar o mundo.

E confesso, que não entendia as atitudes dos Padres professores, que ficavam horas e horas ajoelhados, fazendo penitência e orando para a conversão dos pecadores, francamente, eu nunca entendi as atitudes deles a esse respeito, mas sempre procurei seguir seus ensinamentos. ( ...E nunca mais esqueci as filosofias de vida dos animais e dos pássaros...)

Acadêmico Geremias Alves