Mensagem ao meu Pai

(in memorian)

Ainda sinto o teu perfume. O toque de tuas mãos em meus cabelos.

Ainda lembro as madrugadas em que acordavas mais cedo, para me preparar o café da manhã e a marmita que eu levava para o trabalho.

Lembro nossas alegrias de domingo: ir à missa com toda a família; depois sair para a feira, percorrendo um longo caminho, empurrando um carrinho lotado de frutas e legumes... (já que nem sempre pudemos tê-los);

partilhei com você, todas as coisas - as dificuldades e as alegrias.

Lembro que um tempo mais tarde, você brigou comigo porque arranjei um emprego.

Para você, as meninas tinham que estudar e os meninos trabalhar.

Eu era a filha mais velha, e achei que tinha que fazer algo para diminuir nossas dificuldades.

Enfrentei o trabalho aos dezesseis anos. Em tres meses do meu salário, que representava o triplo do seu mesmo após longos 40 anos de trabalho como segurança do poder público federal, a nossa vida estava organizada.

Mais tarde, num novo emprego meu, lembro você sentado num banco frio de alvenaria no ponto do onibus, à minha espera.

E não havia chuva ou frio que o demovesse dali, todas as madrugadas. Até nesse momento, lá estava o meu fiel sentinela.

O tempo passou, a vida melhorou. E aprendemos a comemorar tudo. Era uma vida completamente nova.

Comemorastes os aniversários de filhos e netos; festas para datas comerciais: Páscoa, Dia das Crianças, Dia dos Pais, das Mães.

Nossas festas de Natal, nossos brindes de Ano Novo!

Já mais velha e mãe de dois meninos, ir à feira era nossa aventura.

A idade pesando para você, a saúde ficando comprometida.

Vinha de longe para ir à feira com você.

Era um programa demorado...

Uma cerveja no caminho para espantar o calor.

Teu doce abraço me acalantava nos meus momentos de dor.

Um bate papo comprido... Seus conselhos comigo...

Nossas madrugadas cantantes, em que tocavamos violão um para outro,

e eu recordava as suas modas de viola...

A vida foi generosa conosco. Escrevemos uma história.

Hoje, guardo as saudades do passado. Um dia, sei que estarei novamente a seu lado.

Maria de Fatima Delfina de Moraes
Enviado por Maria de Fatima Delfina de Moraes em 25/08/2011
Código do texto: T3181855
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.