MOMENTOS

Há momentos na vida que o grau de dificuldade aumenta e a resolução dos problemas leva mais tempo do que se pretende. Tudo o que se constituir num problema, com esforço, dedicação nos estudos chega-se à solução. Mas nem todos encontram a solução de todos os problemas que aparecem mesmo aqueles que dedicaram toda a vida para um só objetivo, acabaram não tendo êxito e no final, só a frustração tiveram como prêmio. A crença é o alimento que estimula às realizações. Pelos caminhos da crença o indivíduo vai com vagar e realiza as experiências para chegar à congruência dos fatos: o ponto de certeza. Experimenta cada situação, pois tudo o que lhe é dito não serve como verdade, embora acredite, pois faz sentido. Uma teoria pode até fazer sentido, mas talvez, não se constitui numa verdade. Por isso a investigação é necessária. O ouvir dizer é boato. Sabe-se que boatos não são verdadeiros.

As tradições não asseguram o crescimento porque pertencem a uma realidade passada. O que era bom antigamente pode não ser bom agora; o que é bom para um pode não ser bom para outro, porque cada qual existe dentro de sua própria realidade. O hábito pode ser malévolo, ele induz à repetição e torna-se karma, vira rotina e a rotina não deixa a mente divergir para outras coisas. A imaginação é o devaneio da mente, ela pode levar a grandes descobertas e a grandes verdades, mas nem sempre a crença no que se imagina é benéfica, pois a mente prega peças e expõe o indivíduo ao ridículo: é o que acontece com o ciumento. Ele usa da imaginação para criar verdadeiros fantasmas que o incomodam diariamente, tirando-lhe o sono, a fome, a consciência e por fim, a confiança. Aquele que está no cume da hierarquia nem sempre é infalível; nem sempre o superior é mais sábio que seu imediato. Por isso também deve ser discutido.

A autoridade faz do homem um ditador, mesmo que suas idéias sejam óbvias ele peca, pois é humano. Nem sempre o mais velho é o correto. Existem velhos sábios e velhos néscios; existem jovens sábios e jovens néscios — por isso também devem ser discutidos. O fruto do próprio experimento é verdadeiro, por isso nunca implore a ninguém que acredite em você, estimule para que cada um faça suas experiências, só então saberá que você diz a verdade. O transitório não cria registro, por isso o transitório deve ser devorado pela paciência, ela é a melhor arma contra os fatos, pois os fatos são transitórios e passam como tudo passa.

Este texto foi retirado do romance “O Mentor”.

Hamynhas Mathnatha
Enviado por Hamynhas Mathnatha em 27/08/2011
Código do texto: T3184758
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.