Maravilha de presente de natal


São Paulo, sexta-feira, 15 de dezembro de 2006 


Congressistas aumentam o próprio salário em 91%

Acordo fechado ontem eleva vencimento de deputados e senadores a R$ 24,5 mil

Parlamentares atrelam seus ganhos aos do Judiciário e têm possibilidade de obter novo reajuste; gasto extra pode chegar a R$ 1,7 bilhão

LETÍCIA SANDER
FERNANDA KRAKOVICS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A cúpula do Congresso Nacional decidiu aprovar ontem reajuste de 91% nos próprios salários. A partir de fevereiro de 2007, os 594 deputados e senadores passarão a receber R$ 24,5 mil mensais, o mesmo valor pago a ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).

O acordo prevê que os salários dos congressistas estarão atrelados aos do Judiciário -quando houver aumento no STF, o repasse aos parlamentares será automático. Com isso, novo reajuste deve ocorrer em breve. Está pronto para ser votado na Câmara projeto que aumenta o teto do Judiciário em 5%, passando para R$ 25.725.

O aumento decidido ontem poderá produzir um gasto extra anual de ao menos R$ 1,66 bilhão aos cofres públicos, já que a Constituição vincula o salário de deputados estaduais e de vereadores ao do Congresso, provocando um efeito cascata.

Com os R$ 24,5 mil de salário, um deputado pode ser responsável por uma despesa mensal -dependendo da função que ocupa na Câmara e o seu Estado- de mais de R$ 100 mil, já que é destinatário de outras verbas, como auxílio-moradia, entre outras. Um senador pode representar gasto mensal de mais de R$ 200 mil.

O último aumento significativo dado aos parlamentares ocorreu em 1º de fevereiro de 2003. De lá para cá, a inflação chegou a 24,78% (IPCA), índice bem menor que o percentual de reajuste aprovado ontem. Hoje, deputados recebem R$ 12.847, e senadores, R$ 12.720.

Verbas extras

Ao contrário do que vinha sendo propagado, não haverá corte nas verbas extras que os congressistas recebem todo mês, e que variam um pouco da Câmara para o Senado. Hoje são pagas várias cotas mensais, entre verba indenizatória (R$ 15 mil), para contratação de assessores (de R$ 50 mil a R$ 87 mil) e cota aérea, que inclui parlamentares do Distrito Federal. Deputados e senadores recebem 15 salários anuais.

A regulamentação do aumento será feita de forma administrativa, por um ato conjunto assinado por membros das duas Mesas que deverá ser publicado na segunda. O texto não será votado em plenário.

A reação contrária à equiparação com o STF foi bem menor do que a esperada. Na reunião de ontem, dos 29 presentes, só dois deputados -os líderes do PSOL, Chico Alencar (RJ), e do PT, Henrique Fontana (RS)- e a senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) foram contra. Líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC) se absteve, alegando que sua bancada estava dividida. Todos os demais endossaram o aumento de 91% sob o argumento de que seria "hipocrisia" rejeitá-lo.

"É sobretudo uma decisão definitiva, para que não tenhamos mais que conviver com o desgaste dessa discussão", afirmou o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). "A Câmara e o Senado cortarão de seus gastos o suficiente para que a fixação do subsídio esteja dentro do Orçamento", disse o presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP).

Candidatos à reeleição, Aldo e Renan defenderam a equiparação, antigo sonho do chamado chamado "baixo clero".

A Câmara alega ter economizado R$ 130 milhões em 2006 com rubricas diversas, que vão desde o corte com publicidade institucional à redução dos gastos com horas extras de servidores. Renan também citou economia de R$ 50 milhões com custeio neste ano.

Embora falem de cortes, a redução que o ato das Mesas trará de imediato diz respeito à desvinculação do reajuste dos congressistas ao valor das gratificações de cerca de 20% dos funcionários das Casas.

( Copia fiel retirada da internet )

***

Tá ai né, já começou muito bem para ELES 2007, onde está o nosso Presidente reeleito?

Ah! Ele deve estar escolhendo o novo avião, ele precisa passear um pouco mais, está stressado!

BELO PRESENTE DE NATAL, MAS NÃO PARA NÓS.

Agora vamos ter que trabalhar mais para que ELES tenham mais conforto.

Que DEUS  nos ajude!!!!!!

***

ÐäMå Ðë ÑëG®ö

Apenas uma mulher que já riu, amou, se entregou e chorou.
Escrevo o que sinto, como sinto quando sinto.
Longe, muito longe de ser uma poetisa, sou apenas alguém que sente!

Beijos

***
Dama De Negro
Enviado por Dama De Negro em 15/12/2006
Reeditado em 15/12/2006
Código do texto: T318619
Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.