REFLEXO

Como posso deitar e dormir em paz quando vivo perturbado, só vejo maldades, um querendo ser melhor que o outro não medindo as conseqüências da sua atitude. Infelizmente acreditamos que ao tomar o nosso banho lavamos toda sujeira, quanta ignorância, estamos impregnados pela omissão, pela passividade, pela conivência e abafamos uma reação que poderia romper com essa cadeia de ilusões que mata pessoas.

Só se vê a justiça tratando de casos que envolvem crimes e infrações, a lei não se importa com quem passa fome, não consegue emprego, vivem desesperadamente situações provenientes de canetadas que comprometem o meio social.

Não tente se safar, eu e você também estamos inseridos nesse caos ou você acha que o fato de contribuir com alguma entidade, doar uma cesta ou participar de algum evento beneficente, está fazendo a sua parte? Claro que não, podemos e devemos nos preocupar e agir no sentido de minimizar tanto sofrimento.

Eu já matei e certamente não foi apenas uma pessoa, to aqui livre, impune e gozando de privilégios que a estrutura social me proporciona. Você mata uma esperança, um sonho, ainda se gaba comentando com seus amigos da falta de comprometimento, do nível escolar, do despreparo profissional, da falta de educação, dos modos, entre outras. Essa não serve porque é baixa, a outra porque é desdentada, casada, velha, gorda, usa óculos, etc.

Quero desabafar e ligo para você, o telefone toca, toca e ninguém me atende. Vou até a sua casa, bato palmas, chamo e mais uma vez não tenho sucesso. Tenho certeza que você está, por que está me evitando? Não quero nada, apenas ter alguém para me ouvir e você nunca dispõe de tempo para mim, por favor, gaste alguns minutos e me ouça, é muito? Tenho certeza que você não vai resolver os meus problemas, aliás, você também tem os seus, se você pudesse pelo menos me permitir falar, quem sabe, um não estaria ajudando ao outro.

Não posso ser culpado por ter nascido pobre. Gostaria de me vestir com roupas mais elegantes, bonitas, até limpas e passadas. Meu meio de transporte é uma bicicleta e sonho em ter um carro como o seu. Como eu gostaria de ter um telefone na minha casa. Os meus desejos até que consigo controlar, mas me dói muito quando meu filho pede, por exemplo, um sorvete e não tenho dinheiro para comprar. Já aconteceu de acabar o gás, não ter nada para comer com o arroz e feijão, sair de manhã sem tomar um café. Fico me perguntando se agi bem ter casado e tido filhos, como será a vida deles?

A saída está na nossa fé, quem está agarrado a uma causa celestial, reúne forças para enfrentar as dificuldades do cotidiano, consegue viver na solidariedade e irmandade, se livra desse reflexo social que está transformando o mundo em imundo.

vladis.fernan@globo.com

Vladis
Enviado por Vladis em 17/12/2006
Código do texto: T320368
Classificação de conteúdo: seguro