A Lista de Amigos

Recebi mais uma vez, A Lista de amigos, de Osvaldo Montenegro, linda letra, inspirada e fiz uma reflexão sobre ela.

Mais um ano está chegando ao fim. Nessa caminhada, quantos amigos deixamos para trás? Por motivos fúteis, por desgostos inúteis?

Quantos partiram para os campos de cima? Quantas vezes deixamos de dizer o quanto foram importantes para nós, ainda que por um instante?

No balanço de cada final de ano, incluímos para o ano que chega, mais compreensão, mais coragem de falar e expressar sentimentos, mais amor, mais fraternidade.

Incluímos tantos sentimentos bons, tantos projetos novos, ou o desejo de finalmente, realizar os antigos, que ficaram para trás.

Decidimos abraçar aqueles que amamos, sem ressentimentos, sem mágoas, mas esquecemos mais depressa do que nosso pensamento nos lembre, das boas resoluções.

E mais um ano acaba, nos trazendo à mente a Lista de Amigos que relegamos a segundo plano, aos quais omitimos nossa presença, ainda que através de uma mera lembrança, de um abraço virtual.

A cada início de ano, criamos as mesmas perspectivas, tomamos as mesmas decisões e, voltando nosso pensamento para um ano antes, percebemos que apenas repetimos tudo. As resoluções e o descumprimento delas.