ESPIRITUAL NEGRO – A MARAVILHOSA GRAÇA DE DEUS

Existe uma música negra, sim. Espiritual Negro. São canções de louvores a Deus na voz, no timbre e na alma-coração dos negros. Só que perante Deus, não importa se o som vem do branco, do negro, do escravo ou do homem livre. O que importa é o louvor que soa e que sobe até o trono de Deus. E, decerto, os anjos cantam também.

Algumas lições tirei ao assistir a um vídeo que conta a história da clássica canção “Amazing Grace” (Maravilhosa Graça), na voz de Wintley Phipps, presidente da Academia Americana de Sonhos (US Dream Academy), uma organização dedicada a apoiar crianças e prisioneiros.

Uma das coisas que eu não sabia é que as canções de um “espiritual negro” são compostas a partir das notas (teclas) pretas do piano. Apenas 5 notas. É a chamada “escala pentatônica” ou “escala escrava”. Os negros usavam apenas cinco notas musicais para expressar toda a profundidade dos seus sentimentos e de seus louvores a Deus.

Nesse vídeo, Wintley nos relata a pungente história dessa canção, cuja letra é de John Newton, que antes de se tornar cristão, era um capitão de navio de escravos. Então, ele ouvia aqueles lamentos sofridos vindos dos porões dos navios. Ao ouvir aquela melodia, escreveu as palavras “Amazing Grace” e foi juntando outras palavras que deram origem à essa emocionante canção, inspirada naquilo que Wintley chama de “lamento da África Ocidental”.

A interpretação de Wintley Phipps reproduz o clima dos navios de escravos. Começa sussurrando de maneira sofrida a melodia. E depois vem a letra-louvor. Não há como não se emocionar diante de tanta beleza vinda diretamente do coração de alguém que se dedica a resgatar crianças e prisioneiros, minorias marginalizadas e que precisam de carinho, atenção e de oportunidade para expressarem a sua dignidade perante a vida.

Em certo momento, afirma Wintley: “Branco ou negro, livre ou escravo, em Seus olhos estamos todos conectados pela maravilhosa graça de Deus.”

A música tem o dom de nos elevar e de nos fazer maiores do que somos. A música - assim como os poemas - é um dos alimentos da alma.

Assim, tire um pouquinho do seu tempo para alimentar, elevar e enlevar a sua alma com esse alimento tão especial que é um “espiritual negro”. Assista ao vídeo que conta essa emocionante história e ouça a canção na voz negra de Wintley Phipps: http://youtu.be/PkOJu_qpYgY

Elvis Presley, o rei do rock, desafortunadamente ceifado pelas drogas, também interpretou e gravou “Amazing Grace”. Veja o link: http://letras.terra.com.br/elvis-presley/31569/traducao.html

Que o amor de Deus esteja em todos os corações que conseguem ser gratos e entoar canções de louvor. Que todos sintam dentro de si a "Maravilhosa Graça de Deus."

José de Castro
Enviado por José de Castro em 26/09/2011
Reeditado em 27/09/2011
Código do texto: T3242741
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.