Talvez seja tempo de não perder tempo

O uso e a colocação dos pronomes "se" e "te" foram utilizados sem a regra gramatical para aproximar a mensagem da linguagem coloquial.

Talvez você não devesse perder seu tempo porque precisa acordar para entender que seu melhor tempo é agora. A melhor hora de apreciar as flores é nesses segundos em que seus olhos estão perfeitos e cheios de vivacidade. Talvez eles possam deixar entrar em você as cores que modificam seu estado de humor hoje, já, neste momento. Sempre vivos, para ver que as pessoas ainda sorriem para você com sinceridade e gostam de sua companhia.

Talvez o melhor momento para cair no desfrute dessas companhias seja neste instante. Cheio de saúde, momento em que você pode falar, ouvir e gargalhar das anedotas da vida e lembrar das recordações enquanto não sente solidão.

Talvez a melhor forma de fugir da solidão seja olhar ao seu redor agora, para valorizar aqueles que realmente te amam, que se importam de verdade com você. Por falar em importar, não se importe tanto com o que outros pensam de você, com o que todos falam, com o que comentam de sua roupa, de seu jeito de dançar, da sua vida pessoal, do seu jeito de ser atrapalhado ou embaraçada. O presente que você ganhou hoje foi todo esse tipo de sintonia com o universo, que está sempre ao seu lado. Neste instante, agora, resolva e decida logo amar, apaixone-se de novo, curta seu tempo de folga, volte a ser bobo, goste com sinceridade de alguém. Não procure isso apenas em pessoas novas, e sim nas pessoas que inovam o seu espírito e as quais valem a pena você se dedicar.

Talvez seja tempo de você perceber que aprendeu alguma coisa na vida. Que já sabe separar, aqueles que vão te acrescentar alguma coisa, daqueles que não evoluíram com o passado, que os anos nada ensinaram, e que aparecem na sua vida apenas para te complicar ou exigirem de você o tempo que jogaram fora.

Talvez você não tenha chance de acreditar de novo, pois não dá mais tempo de se deixar enganar, não dá mais tempo de salvar ninguém que não deseja ser salvo. Não é culpa sua, você não vai salvar o mundo. Talvez seja o exato momento de esquecer todas as culpas, todas as coisas que você pensou terem sido um fracasso, para aproveitar toda vitória que conseguiu, pois triunfo não tem tamanho e sim significado.

Talvez seja tempo de não perder tempo. De amar mais, aceitar mais, de trabalhar com o que gosta, de dedicar-se mais e voltar a olhar para o que te interessa, sem ligar para o que os outros vão dizer. Talvez essa seja a hora exata de você assumir o amor que tem por si mesmo, sem sentir-se egoísta ou vítima de pessoas e situações que te fizeram sofrer.

Talvez seja hora de acordar. Já é tarde para perceber que todos os fatos foram lições e que você melhorou, tornou-se mais seletivo, mais esperto, mais tranquilo e mais cuidadoso com você mesmo, porque não vai deixar mais, o tempo passar sem viver.

Talvez seja hora de viver o agora, e perceber que a idade que você tem hoje é mais bela que aquela imagem que faz de você daqui alguns anos. E que, se você viver mais 10, 20, 30, 40 ou 50 anos, o que fará com todo esse tempo daqui pra frente?

Talvez seja hora de você correr atrás, de deixar de esperar que os outros façam por você, de se machucar por bobagens, de ser frágil demais. Talvez seja melhor você deixar de perder seu tempo nas filas dos programas comerciais que todos querem fazer ou de continuar realizando alguma coisa que odeia, somente para agradar os outros. Esqueça, abandone, inove e mostre-se capaz de unir responsabilidade com prazer. Talvez seja melhor olhar o que pouca gente olha, fazer uma programação diferente, tocar a água em um rio, sentir o ar puro de um lugar sem poluição, tomar um banho de cachoeira ou de chuva, com o mesmo desejo de quando era criança.

Talvez seja hora de você se perfumar para você mesmo, de paquerar depois e de achar que todos estão impressionados com o seu sorriso e com o seu carisma e que você demonstra total sintonia com a natureza e com a sua própria alma.

Talvez seja melhor, a partir de agora, você comer menos e melhor, fazer alguma atividade física por você, porque você quer. Talvez seja hora de respeitar mais seu corpo, de lembrar o quanto ele é perfeito e sagrado e do quanto sofre quando você utiliza quaisquer drogas para preencher sua monotonia.

Talvez seja hora de pensar que suas pequenas atitudes têm um imenso valor de mudança no mundo. Que se você comer menos carne, menos animais irão morrer, que se andar mais a pé, menos poluído ficará o mundo, que se você dirigir com educação, melhor será o trânsito para todos. Talvez seja essencial, agora, que você veja menos os enfastiados conteúdos da televisão. Sobrará mais tempo para você ler, estudar, vê os amigos, criar alguma coisa, escrever, brincar com as crianças, ganhar mais dinheiro e viver a vida real, fazendo dela seu melhor espetáculo.

Talvez seja este o instante certo para ter mais coragem de provar o que nunca fez, de fazer uma boa ação, sem que ninguém espere, de doar algo material que se apegou e de estimar bem mais o tempo com sua família, com as pessoas idosas, sem preocupar-se em juntar e juntar dinheiro que não vai usar.

Talvez, se você já tem tudo que precisa para viver bem, seja a hora de parar de erguer mais um castelo ou uma enorme casa que ficará vazia, para investir em projetos mais dinâmicos, para fazer novos amigos ou investir em situações de enriquecimento pessoal, em conforto, em lugares do seu sonho ou em momentos incríveis, que dinheiro nenhum vai comprar.

Talvez seja hora de abraçar quem você nunca abraçou, de pedir desculpas para quem já te ajudou, de perdoar todos os tolos rancores, porque a vida passa muito ligeiro. Talvez, agora, seja o minuto perfeito para você perceber e agradecer as boas e simples ações repetidas, que as pessoas sempre fazem por você, mas que passam despercebidas.

Talvez seja o segundo preciso para você mandar aquele segredo para o espaço, pois daqui um tempo se tornará tão insignificante que ninguém vai querer saber.

Talvez seja, nesse pulsar do seu coração, que reconhecerá a presença daqueles que um dia sentirá falta, talvez seja, neste efetivo dia, que você tomará consciência da paz que você vive, da sua tranquilidade e da saúde dos que você ama. Talvez seja hora de agradecer e de cantar sozinho, de falar consigo, de apreciar o som da natureza, de chorar de emoção, ou de olhar para céu e deixar a chuva cair em seu rosto, como confete.

Talvez seja, hoje, o dia perfeito para ir a um baile, para sentir-se bem linda, para brincar de coisas de criança, para sentar no tapete e comer pipoca, para pegar um animal bem macio no colo, para lembrar que, agora, neste pequeníssimo espaço de tempo, você não sente nenhuma dor.

Talvez seja, agora, a hora inimaginável, que você tornará claro para todos que você é feliz, hoje, neste presente. Talvez seja o momento de presentear alguém com numerosos beijos e se deixar influenciar por alguém em quem confia muito para provar alguma aventura que te faça bem.

Talvez essa seja sua vida, cheia de momentos. Talvez você não saiba, mas esse tempo é seu agora, essa é a circunstância ideal para você não perdê-lo e nem gastar inutilmente a existência que foi dada para você a cada dia. Talvez você saiba usar todas as suas oportunidades, viver intensamente toda ocasião. Talvez você resolva se cercar de coisas positivas, porque atraem mais coisas positivas.

Talvez você entenda que olhar a vida de forma suave e alegre atraia mais a fortuna da sorte de ter cada dia mais flores diante dos seus olhos. Não feche seus olhos para as flores que a natureza te oferta todos os dias. E se você não enxergar, apenas sinta que o ar te trará algum perfume.

Fábio Alvino
Enviado por Fábio Alvino em 04/10/2011
Reeditado em 05/10/2011
Código do texto: T3256450
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.