Uma mensagem a Jesus - o filho de Deus

Todos os anos, de forma reiterada, as pessoas aguardam a chegada do Natal, para que muitas vezes possam desejar bons sentimentos as outras pessoas que se encontram a sua volta, ou àquelas que compartilham o seu dia-a-dia no Fórum, no escritório, na Faculdade, no trabalho em geral,

ou em outros lugares. Aguardam este momento para fazerem o bem, como se este tivesse uma data certa para que pudesse ser realizado.

Há muitos anos, Jesus Cristo, o filho de José e Maria, e também o filho do Criador do Céu, da Terra e do Mar, nasceu na pequena Belém. Segundo alguns estudiosos, no dia 25 de dezembro, ou para outros, no dia 06 de janeiro, como era comemorado nos primeiros séculos da era Cristã.

A data de nascimento do Messias não deve ser motivo de discussão. Na realidade, o que é mais importante é que todas as pessoas possam se lembrar do exemplo que foi deixado pelo homem da Galiléia, o qual até hoje não tem sido seguido de uma forma reta e integral por todos aqueles que se dizem cristãos, e que vivem, ou tentam viver, conforme as sagradas escrituras, representadas pelo Velho Testamento e pelo Novo Testamento, mas que na maioria das vezes preferem ver o cisco nos olhos dos outros, próximos ou não.

Os anos estão passando e não existe mais tempo para que as ações de hoje sejam deixadas para um outro dia. Precisamos aproveitar de forma efetiva o Natal para renorvarmos os nossos objetivos. O amor ao próximo, a solidariedade, o respeito a natureza e aos animais, e ainda o respeito integral a vida, aos direitos humanos, e tudo aquilo que é fundamental para as pessoas que ainda acreditam na vida.

O Natal não pode e não deve ser apenas mais uma data para o comércio, assim como o dia das Mães, o dia dos Pais, o dia das Crianças, o dia das promoções de fim de estoque, entre outros. O nascimento do filho do Criador, o Grande Arquiteto do Universo, para aqueles que acreditam, deve ser um momento de reflexão, de construção de uma sociedade mais justa e fraterna, onde todos tenham oportunidade de crescimento e de desenvolvimento, pessoal e cultural.

O mundo por meio da natureza está mostrando que não mais aceita ser maltratado. Se os homens e as mulheres não mudarem as suas atitudes chegará um momento em que não teremos mais um Planeta para compartilharmos os nossos sentimentos.

Assim, façamos deste Natal mais uma oportunidade para que possamos renovar a nossa profissão de fé. Conforme ensinou Paulo de Tarso, o Homem deve se salvar pela fé, mas também por meio das ações.

Cristo deve viver hoje, amanhã e sempre, e não apenas no dia 25 de dezembro. Vida longa a todos aqueles que acreditam em um mundo melhor, vida longa a todos que acreditam que o mundo pode e deve ser melhor.

Afinal, como disse Martin Luther King, “os homens aprenderam a nadar como os peixes, a voar como os pássaros, quem sabe um dia aprenderemos a viver como homens”.

Vida longa aos brasileiros e estrangeiros que vivem nesta Pátria chamada Brasil, um país de homens e mulheres que acreditam na Paz, na Justiça e na Liberdade, apesar de todas as dificuldades que enfrentam no dia-a-dia.

Texto produzido em 22 de dezembro de 2006.