Meu Outubro é Rosa... e o seu?
661905.jpg
 
           OUTUBRO ROSA, mobilização realizada em todo o mundo para lembrar às mulheres a importância do auto-exame e do diagnóstico precoce da doença é um movimento que merece nosso apoio e adesão.

 
661896.jpg
 
 
          Segundo tipo de câncer mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.



 
 661897.jpg

 
          No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.
 
 661898.jpg

          Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes.
 
 661902.png

          O diagnóstico precoce é uma das principais armas contra o câncer de mama . Por isso, o auto-exame e o acompanhamento clínico são essenciais para o diagnóstico precoce e um tratamento ainda mais eficaz contra a doença.

 
 661900.jpg

 
            Como parte de uma família onde ele, o câncer de mama, é  muito presente, convido todas as mulheres recantistas a aderirem a esta campanha e, durante o mês de Outubro, colocarem em seus perfis imagens que incentivem/lembrem a importância de lutar contra o câncer de mama . Aos homens deixo o convite para incentivarem as mulheres de sua família a entrarem nesta guerra santa.
 
661899.jpg
 
    TOCAR-SE, FAZER O AUTO-EXAME, DIAGNOSTICAR PRECOCEMENTE AINDA É A  ARMA MAIS EFICAZ CONTRA O CÂNCER DE MAMA
661906.jpg

661907.jpg



 
Não tenho Medo...

Não tenho medo do câncer,
tenho medo da ignorância,
do orgulho, da arrogância...

Não tenho medo do câncer,
mesmo sabendo que ele mata,
tenho medo da mentira que maltrata...

Não tenho medo do câncer,
tenho medo da falta de cuidado,
dos hospitais abandonados...

Não tenho medo do câncer,
tenho medo da falta de amor,
e do carinho reconfortador...

Não tenho medo do câncer,
tenho medo da solidão moribunda,
de ser esquecida em uma maca imunda...

Não tenho medo do câncer,
tenho medo de perder a coragem
e deixá-lo em vantagem...

Não tenho medo do câncer,
tenho medo de perder o brilho do olhar
e desaprender a amar...

Não tenho medo do câncer,
apesar de ser uma terrível doença
ele tem cura, há quem o vença...

Eu tenho medo, muito medo
é da doença mantida em segredo
e da falta de coragem daqueles
que não sabem enfrentá-la...



O câncer mata, mas a violência urbana, o ódio, as drogas, as doenças sociais provocadas por nossa falta de amor matam muito mais, juntas ou isoladas.




 
 
Ângela M Rodrigues O P Gurgel
Enviado por Ângela M Rodrigues O P Gurgel em 09/10/2011
Reeditado em 21/11/2012
Código do texto: T3266503
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.