Dia dos Professores e das Professoras!

Da criança, a sabedoria!

Ontem pensando uma maneira de homenagear os/as colegas, em busca de mensagens vasculhei gavetas, li e reli artigos de renomados autores... Nada me coube, até então. De repente, num encontro rotineiro com uma criança vizinha, uma conversa informal.

_ Amanhã é dia das profes, o que tu vais dizer para tua profe?

_ Eu vou dizer que eu amo minha profe! Os olhinhos da pequena brilharam e a resposta saiu de imediato. Impressionada continuei a indagar:

_ E por que tu amas tua profe?

_ Ah, porque a profe me escuta;

_ A profe me ensina e conversa comigo;

_ A profe canta, a profe brinca comigo;

_ A profe me cuida, a profe me mostra o caminho...

Impressionei-me um pouco mais, afinal uma criança de cinco aninhos!

_ Como assim, a profe te mostra o caminho?

_ É, mostra sim! Quando a gente brinca de gata-cega, ela vai dizendo por onde eu posso caminhar para não me machucar...

Passei o restante do dia com as palavras dessa criança, feito música a cantoralar em meus ouvidos e, como Gonzaguinha, eu também fico com a pureza das respostas das crianças! Penso que na simplicidade da fala dessa criança, revela-se a essência do fazer pedagógico.

Educar é saber escutar;

Educar é saber dialogar;

Educar é ensinar, brincar e cuidar;

Educar é mostrar caminhos...

Talvez, a direção a apontar seja do ineditismo da vida...

Compreender que a beleza da vida reside no protagonismo do seu caminhar...

Perceber-se sujeito na construção do caminho, é educar para a autonomia e a responsabilidade diante da vida!

Eis, o grande desafio do ato de educar! Educar para o inesperado...

O fazer pedagógico, certamente é o espaço de interpretar caminhos já percorridos, desenhar outros... construir novas cartografias, oferecer bússulas e ferramentas para a bagagem dessa longa viagem...

Não esqueçamos no entanto, que o suprimento imprescindível é o amor! O amor para consigo mesmo, o amor para com os outros, o amor para com o Planeta... Por certo, dessa maneira, estaremos educando caminhantes que farão a diferença nos caminhos por onde andarem... assim como também o sei, colegas, o quanto cada um e cada uma, tem dedicado seu fazer pedagógico na construção desses novos caminheiros e, de uma nova sociedade com caminhos dignos, justos e solidários...

Ao concluir, parabenizo a todas e todos os educadores, parafraseando Thiago de Mello, caminhante não há caminho, o caminho se faz ao caminhar...

Gelci Agne
Enviado por Gelci Agne em 15/10/2011
Reeditado em 28/10/2011
Código do texto: T3279258
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.