Agentes Voluntários de Defesa Civil - Caxias do Sul - RS

"Em tempos tão instáveis para a humanidade, onde descobrimos as forças da natureza, e também do homem e suas ações descontroladas e impensadas, dias e noites em que a adversidade não avisa sua hora de chegada, apenas assovia sobre nossas casas, em dias em que a chuva não chega para dar vida às vinhas e ao campo, às noites em que nossos familiares seguram firmemente nossas mãos em estímulo de busca por proteção, em tempos onde a Terra tem vida própria e reclama soluções, em momentos em que só temos uns aos outros para reconstruir o que possamos ter perdido, ou, simplesmente, confortar a quem tenhamos perdido, mesmo que temporariamente, mesmo que nos reste apenas a esperança, nós, Agentes Voluntários de Defesa Civil, estaremos prontos para o trabalho.

Agradecemos a todos aqueles que fomentaram esta nobre idéia, de organizar definitivamente a Defesa Civil na cidade de Caxias do Sul, em proveito próspero de nossa comunidade e governantes, independentemente de crença, cor, credo, raça, religião, opinião ou partido político.

Que cada um de nós, Agentes Voluntários de Defesa Civil, tornemo-nos, de hoje em diante, a diferença de quem mais necessita, de quem possa estar desabrigado ou desnudo, fraco ou coagido, triste ou silencioso, débil ou desprovido; que usemos as forças de nosso corpo e de nosso coração para auxiliar a quem reclama auxílio; que tenhamos ousadia, mas não usemos de arrogância; que tenhamos coragem, mas não nos descuidemos de sermos cautelosos e preventivos; que cuidemos uns dos outros, para que ao fim da tarefa voltemos todos sãos e salvos para nossos lares; que façamos tudo diligentemente. Onde quer que sejamos requisitados ou precisos, seja em toda e qualquer circunstância na qual estejamos preparados, seja em dias de sol, de chuva ou vendavais, seja por terra ou pelas águas, seja em qualquer instante e hora, lá nós estaremos; onde o homem habitar, onde quer que se encontrar, lá, nós voluntários vamos estar.

Que deixemos um legado para as futuras gerações que usufruirão de todas as coisas em que tocarmos com nossas mãos, no intuito de fazer o bem e de proteger.

E para aqueles que ainda virão, a todos que tornar-se-ão Agentes Voluntários de Defesa Civil, nós, da 1° turma de formandos de AVDC de Caxias do Sul, deixamos a seguinte mensagem:

Não importa qual princípio está à frente, nossa nobre atitude deverá ser ajudar; não importa as circunstâncias adversas que serão nos impostas, um lugar melhor pra viver iremos encontrar; e, se por acaso não encontrarmos, então, iremos criar. Se não podermos fazer tudo aquilo que devemos, então faremos tudo aquilo que estiver ao nosso alcance."

Parte do Discurso de Formatura dos AVDC, Dez 2009, texto: Mateus Bento

Mateus Bento
Enviado por Mateus Bento em 05/11/2011
Código do texto: T3318667
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.