“O Atma é como a sala de controle. Depois de conquistar o acesso à "sala de controle", todos os seus sentidos e a mente estarão sob seu controle. Quando o interruptor principal da casa estiver ligado, as lâmpadas em todos os quartos brilharão. O Atma é como a chave principal e os sentidos são como as lâmpadas em salas diferentes. Esses quartos são de sua própria criação. Cada quarto está separado do outro por uma parede. Uma vez que as paredes são demolidas, só um grande salão permanece. Apego ao corpo é como o muro que separa uma pessoa da outra e que obstrui a realização do Eu Superior. Uma vez que esse muro é quebrado, você perceberá o Eu Superior infinito e imortal.”
                              ********************************************
“O aspirante espiritual não deve ceder a qualquer abatimento, desânimo ou sensação de falha ou dúvida. O aspirante deve ser paciente e suportar os acontecimentos com firmeza. Desse modo, o aspirante deve desenvolver dentro de si entusiasmo, fé e alegria. Mantendo o resultado final do esforço constantemente em vista, o aspirante deve corajosamente enfrentar todas as dificuldades e tentações. Como dificuldades são apenas de curta duração e fracas, com um pouco de paciência elas podem ser superadas com facilidade. Se o aspirante não está atento e paciente, todo o sucesso alcançado até aquele ponto desaparecerá em um momento de descuido.”
                         ******************************************
 “Tudo que você vê é reflexo do que está dentro de si. Se chamar uma pessoa de má, é o mal em você sendo refletido nela. Isso não tem nada a ver com ela. Bom e mau são apenas reflexos do seu ser interior. Nunca os considere separados de você. Bons pensamentos são fonte de boas vibrações. Se o seu ser interior está cheio de amor, o mesmo princípio de amor se manifestará em seu discurso e ações. Quando você tem pensamentos sagrados, você se torna uma pessoa divina.”
“Se, neste momento, você for puro de espírito, então você mesmo causou isso. Se você for afligido pelo infortúnio, mais uma vez, isso é seguramente o resultado de atos por você realizados. Portanto, você deve perceber que sua felicidade e boa sorte residem em suas próprias mãos. Se decidir, você pode obter felicidade e boa sorte. Se você não ansiar, não poderá obter. Assim, fica claro que a vontade inerente em si está além de todas as etapas e condições, todas as formações e transformações. A liberdade que ela representa é o resultado de seus atos passados. Ela é poderosa, infinitamente fecunda e suprema.”
                         ********************************
“A fé é como um vulcão em atividade. Dúvidas são como sementes. Nenhuma semente brotará em um vulcão ativo. Se suas dúvidas estão se multiplicando, significa que sua fé é fraca e instável, semelhante a um vulcão extinto. Onde há dúvidas, não pode haver fé. Suas dúvidas surgem ou desaparecem por causa de seu karma (ação) passado. Se sua fé é forte, nenhuma dúvida surgirá. Para realizar a Divindade, primeiro você deve se livrar de todas as suas dúvidas. De tempos em tempos, Deus sujeita você a vários testes. Esses não se destinam a puni-lo como você pode imaginar, mas para fortalecer a sua fé. Lembre-se sempre que o Divino age como testemunha. O Divino mostra o caminho para a auto-realização.”