Leiam antes de opinar

Fenômeno curioso que observo por aqui: várias pessoas que vêem até minha página e não lêem um parágrafo do que escrevo. Então, emitem uma opinião que nada tem a ver com o conteúdo dos textos. Logo depois, fazem um convite para que eu os visite.

É uma situação tão estapafúrdia, que só posso pensar que essas pessoas ou sofrem de uma carência crônica, ou estão mais interessados no número de visitas ás suas páginas do que com a qualidade delas.

Um convite para visita é uma coisa cordial. Na verdade, nem é isso que me incomoda. O constrangedor, é uma pessoa não se dar ao trabalho de ler o texto e depois usar frases-chavão que serviriam tanto para um cartão de aniversário quanto para elogiar uma receita de bolo. E isso é mais nítido do que quem escreve percebe. São os famoso ctrl v e ctrl v.

Claro que não posso julgar. Talvez haja outra finalidade para a leitura de textos que desconheça. Sei lá... algo do tipo: quem tiver mais leituras ganha uma estrelinha no final do mês.

Fato é que o número de leituras não é critério para qualidade. Até porque, muitos dos textos que tenho lido ultimamente são uma bela porcaria, com uma quantidade imensa de leitores.E não me dou ao trabalho de comentar, porque não estou aqui para ser o melhor amigo de infância de ninguém. Apesar de ter conquistado grandes amizades aqui.

Mas ao que parece, muitos pensam que o site é um lugar para o incensamento mútuo, em nome de uma hipócrita política de boa vizinhança. Algo a que me recuso terminantemente.

Obviamente, escrevo por prazer. Minha profissão não tem nada a ver com o ramo literário, não vivo disso, mas respeito profundamente a quem se dá ao trabalho de me ler, e respeito acima de tudo as minhas convicções. Não faço textos ou poemas para conquistar novos amigos. E sim por uma necessidade imensa de expressar o que vivo e o que sinto. Não faço poemas de amor com meia dúzia de palavras toscas, que poderiam estar num pára-choque de caminhão. Teria vergonha de insultar ao leitor com essas besteiras.

Com isso, não quero dizer que sou melhor por não ser tão lido. Aliás, tem coisas tão medíocres que escrevo que dá vontade de retirar do site. Mas aí eu penso: é possível que alguém com algum senso possa ver essa bela porcaria e descer-lhe a porrada. Mas na maioria das vezes acontece o contrário. Aí é uma questão de gosto, que não discuto.

O importante é que se você teve paciência de me ler até aqui, poderá ter a liberdade de concordar, discordar, me xingar....dizer o que lhe vier à cabeça.Poderá ser sincero ao extremo...Assim como costumo ser nos meus comentários para poucos escritores que admiro aqui. Só não duvide da minha inteligência, crendo que esse site é um chat de bate papo para fins que não me interessam. Acima de tudo estou aqui pela literatura, amadora ou não, mas verdadeira.