VALDECK ALMEIDA DE JESUS - CONFIDÊNCIAS Á JORGE...*

Salve Jorge!


Estive estes dias com um de seus filhos guerreiros, Valdeck Almeida de Jesus. E foi um encontro caro, com momentos raros, onde nos olhamos fundo nos olhos, como a rever no fundo das almas, o caminho trilhado por nós...

Caro Jorge!

Como foi lindo o encontro com Valdeck!
Enquanto falávamos íamos medindo, mesmo que sem o pretender, todo o esforço empreendido por nós, na construção de nosso ser... E como foram duros os nossos caminhos, quanto não machucaram nossos pés, e nos enfadaram... Mas, que não foram tão duros, o bastante para nos esmorecer!
E nosso encontro não marcado, foi a respeito do lançamento do livro em poemas “30 anos de poesia e mais um pouco” editado pela Editora Delicatta, lançado na Martins Fontes da avenida paulista.
Livro este, que traz em sua capa, sua emblemática figura, querido Jorge, matando o dragão, em arte pictórica de Ed Ribeiro, artista plástico baiano, de grande talento!
Surpreende a técnica usada por ele, espargir tinta na tela, e deste derramar de sensibilidade fazer nascerem as figuras, chamada de “Tintas derramadas”.

Sabe Jorge, os poemas do Valdeck, dando testemunho de seu sentir e de suas lutas, dão uma visão do que aconteceu comigo também... Falam de nossas labutas, tanto no viver cotidiano, quanto no viver poeticamente... É incrível como na poesia dele, uma de seus idos anos, encontrei-me inteiramente, como se Valdeck a tivesse escrito em loco, diretamente olhando para mim, bem dentro de mim, naquele ponto em que muito me escondo, para que não dê bandeira á solta por ai!
Gostei das poesias dele... Lembram de certa forma o meu próprio jeito de escrever...
E fala de amor também... Dos perdidos pelos caminhos, e dos que ainda virão se estabelecer...
Valdeck fala o que sente, descreve o que vê!
O que os caminhos da vida grafaram a ferro e a fogo no seu intrincado ser!

Sabe Jorge, parece-me que Valdeck não acredita em acasos...
Parece-me que ele, pensa e sente que tudo esta interligado, e em assim sendo nosso encontro não foi obra de um acaso, passível de não ter acontecido... E os toques de nossos olhos, um no outro, assim, tinha que acontecer.
Teria sido obra sua, meu amigo Jorge?
Seja como for, descobri que o amigo vindo de Jequié, que nem bem sei onde é, tem parentes, presentes bem perto de mim... Assim, guerreiro Jorge, nada é invão, e tudo nesta vida pode acontecer...
Espero Jorge, que teu filho guerreiro ainda uma vez se lembre de mim, e num futuro próximo me queira rever...
Somos filhos da vida, da maneira como ela tinha que ser...
E esta vivência é nossa bandeira!
E nossas poesias se encarregarão de propagar estas vivências, para quem as queiram conhecer!

Salve Jorge!
Encontrar um de teus filhos guerreiros foi para mim um lindo momento, com todo o calor e todo alento, no acolhimento do Valdeck.
Sabe Jorge, eu encontrei alguém que pode de certa forma ser um reflexo meu num espelho, embora com certos detalhes que nos conferem individualidades...
Alguém que ama a vida e respeita o seu semelhante!
Alguém que parece não temer as batalhas da vida, e as encara com força e garra...
E não creio ser passível de erro estes meus pensamentos... Não se esqueça amigo Jorge, que nós, eu e o Valdeck, nos olhamos fundo nos olhos... Se não pude dele me esconder, se não pude mentir para ele, não o faria para com você!
Salve Valdeck! Quero muito te rever... E como escreveste na dedicatória em “30 anos de poesia e mais um pouco” oferecida para mim e minha esposa, tudo pode acontecer!

Salve Jorge!
Encontrar um de seus inúmeros filhos guerreiros, fez com que eu não mais me sentisse só!

Sabe Jorge!
Vale a pena viver!

* Foto:  Edvaldo Rosa e Valdeck Almeida de Jesus em primeiro plano.

 

Edvaldo Rosa
www.sacpaixao.net
23/11/2011