Desiderata

DESIDERATA

“Caminha plácido entre o ruído e a pressa e pensa na paz que se pode encontrar no silêncio.

Tanto quanto possível, e sem render-te, mantém boas relações com todas as pessoas. Enuncia tua verdade numa maneira serena e clara, e escuta as dos demais, inclusive a do torpe e ignorante. Também eles têm sua própria história.

Evita as pessoas ruidosas e agressivas, pois são fastio para o espírito.

Procura não se comparar aos outros, o que o tornaria presunçoso ou amargo, pois sempre haverá alguém acima e abaixo de ti.

Desfruta dos teus êxitos tanto quanto de teus fracassos. Mantém o interesse por tua própria carreira, por mais humilde que sejas; ela é verdadeiro tesouro fortuito mudas do tempo.

Sê prudente em teus negócios, pois o mundo está cheio de enganos. Mas não deixe que isto te torne cego para a virtude, que existe. Há muitas pessoas que se esforçam por alcançar maiores ideais. A vida está cheia de heroísmo.

Sê sincero consigo mesmo, especialmente não finjas o afeto e não sejas cínico no amor, pois em meio a todas as aridezas e desenganos, ele é perene como a erva.

Acata docilmente os conselhos dos anos, abandonando com serenidade as coisas da juventude.

Cultiva a firmeza do espírito, sob uma sadia disciplina, para que te protejas nas adversidades repentinas. Muitos temores nascem da fadiga e da solidão.

Sê benigno contigo mesmo. TU ÉS CRIATURA DO UNIVERSO; NÃO MENOS DO QUE AS PLANTAS E AS ESTRELAS, TENS DIREITO DE EXISTIR, SEJA QUE TE PAREÇA CLARO OU NÃO, INDUBITAVELMENTE O UNIVERSO CAMINHA COMO DEVE. Por isso deves estar em paz com Deus, qualquer que seja a tua idéia Dele.

Sejam quais forem teus trabalhos e aspirações mantém, na ruidosa confusão, PAZ COM TUA ALMA.

COM TODAS SUAS FORÇAS, YTRBALHOS E SONHOS ROTOS, ESTE SEGUE SENDO UM MUNDO LINDO.

TEM CUIDADO. ESFORÇA-TE EM SER FELIZ.“

(Max Ehrmann)

Joselma de Vasconcelos Mendes
Enviado por Joselma de Vasconcelos Mendes em 04/01/2007
Código do texto: T335979