A "cópia" de textos literários.

Tenho lido textos de Teoria literária e outros textos no Recanto das Letras que são pura cópia de outros autores, muitos sem citação e com casos em que o postador se passa por autor do estudo literário.

As vezes o postador copia na íntegra o texto de um estudioso da Literatura e posta no tópico de Teoria Literária sem sequer citar a fonte da cópia. As vezes faz inocentemente, até com boa intenção, tenho que separar estes casos. Incorreto agir assim, mas não foi por má-fé e, talvez, por desconhecimento da importância da citação das fontes.

Porém, vejo casos em que o postador cita até o autor de onde copiou, dizendo que o auxiliou no estudo. Ai eu penso: Se a cópia é integral e quase completa do texto de um autor? Auxiliou no quê? Por que não diz categoricamente: copiei tudo ou quase tudo do livro tal, da página da internet X, Y, Z do autor X, Y, Z.

Em alguns casos o postador muda algumas palavras de um estudioso da Literatura, organiza em forma de tópicos o que era em parágrafos e posta como se fosse o elaborador do estudo; muitas vezes copiando e colando pedaços de estudos na internet postos, tudo sem cuidados com as fontes, autoria dos estudos literários que copiou. Até as citações são "pescadas" da internet, e cremos, que a pessoa leu o livro da citação para realizar seu estudo de Teoria Literária. Aqui é má-fé generalizada.

E não é só em Teoria Literária! Em Textos Jurídicos, também!

Tem um caso de tradução do Espanhol que é de uma cara de pau imensa: quem elaborou o texto a encaixou no meio de seu texto, trocando a palavra mais essencial do texto original em Espanhol , mantendo o resto devidamente traduzido, é claro, e se passando por uma sumidade do assunto tratado na postagem. Quando na verdade apenas copiou uma ideia de um pesquisador renomado de outro idioma e que é citado em vários estudos universitários.

Como cobrar Ética das pessoas? Como poderemos ter uma sociedade mais correta nas atitudes se “supostos” escritores e intelectuais até, que são lidos por inúmeras pessoas na internet, não dão o exemplo? Como?

Qual o valor de se passar por sábio? De se ter inúmeros elogios por textos que não elaboramos?

Para que serve esta conduta? O que se ganha de valoroso, de satisfação interior com estas posturas?

Por que não se valorizar o que pesquisadores, levando anos de estudo, publicam? Citando as fontes de pesquisas? Os autores pesquisados?

Por isto que tenho tido pouco prazer de estar aqui e em muitos lugares da net. Esta terra, muitas vezes, de ninguém.

Desculpem o desabafo! Mas é impossível ficar em silêncio com atitudes, assim!

Abraços e beijos,

Amigos recantistas,

Alexandre!

Alexandre Tambelli
Enviado por Alexandre Tambelli em 30/11/2011
Reeditado em 30/11/2011
Código do texto: T3365324
Classificação de conteúdo: seguro