6 de Dezembro - Dia de São Nicolau

6 de Dezembro – Dia de São Nicolau

Comemora-se o Dia de São Nicolau. Nasceu em Pátara, na Ásia Menor no ano 275. Filho de pais ricos, tornou-se sacerdote da diocese de Mira. Mesmo no clima em que viviam os cristãos, com muito amor evangelizou os pagãos. São Nicolau é muito amado pelos cristãos e alvo de inúmeras lendas.

Este santo é conhecido por ter ajudado muito os pobres. Conta-se que ao receber por herança, uma grande quantia de dinheiro, partilhou com os necessitados. Outra história que é contada, é sobre a generosidade de São Nicolau. Certa vez, sabendo que três moças pobres não tinham os dotes para o casamento, o pai desesperado, aconselhava-as a se prostituirem. Nicolau jogou pela janela da casa das moças, três bolsas com o dinheiro suficiente para os dotes das jovens. Nos países do Norte da Europa a figura de São Nicolau, foi associada a do velho de barbas brancas que levava presenes às crianças no mês de dezembro.

São Nicolau foi sagrado Bispo de Mira, e conquistou a todos com sua caridade e amor incondicional. Realizou muitos milagres. Historiadores relatam que foi preso, torturado e condenado a morte, por causa da perseguição aos cristãos. Foi salvo pela publicação do edito de Milão que concedia a liberdade religiosa.

São Nicolau participou do Concilio de Nicéia, onde Jesus foi declarado consubstancial ao Pai. Faleceu em 324 com fama de santidade e de instrumento divino para que muitos milagres chegassem ao povo.

Aradia Rhianon
Enviado por Aradia Rhianon em 06/12/2011
Código do texto: T3375250
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.