O GRANDE NAVIO ESTÁ AFUNDANDO?

Quem não se emocionou ao ver o Grande Titanic afundar nas águas geladas do Oceano Atlântico?

Terminado o filme, saímos de nossas confortáveis poltronas e descontraídos continuamos a navegar na nossa própria embarcação. Por mais alguns instantes, ouvimos algumas pessoas e até nós mesmos tecendo alguns comentários sobre a bela produção cinematográfica ou sobre a trágica viagem inaugural do transatlântico concebido para ser “inafundável”. Apesar da tecnologia avançada e da experiente tripulação, o maior de todos os navios de passageiros até então conhecido não conseguiu evitar o trágico fim de 1.523 vidas humanas, no ano de 1912.

Será que temos consciência de que somos passageiros num navio “afundável” tal qual o Poderoso Titanic? Conseguimos enxergar os icebergs que rondam perigosamente nossa frágil embarcação? Desta vez, não somos meros expectadores. Estamos dentro da cena. De que jeito? De braços cruzados? Simplesmente esperando que os políticos reparem (no sentido de perceber e de consertar) os profundos rombos da nossa aldeia global? Confiantes de que sempre virá uma saída tecnológica para nos livrar no último instante?

Não é sensato viajar sem cautela! Nosso mundo está cercado de ameaças concretas! Conseguimos identificá-las? Esforçamo-nos o suficiente para tentar neutralizá-las? Preferimos correr o risco de ouvir vozes no futuro proclamarem: “É tarde demais!”?

Ainda é tempo para buscar soluções! Ainda é tempo para consertar o que pode levar o navio a pique! Ainda é tempo de refletir! Ainda é tempo de negociar para que todos saiam ganhando! Ainda é tempo de agir!

Excelente inspiração nos traz o filme “THE GENIUS CLUB” (“O Clube de Gênios” – tradução livre), que recebeu o título em português de “DEUS EXISTE”. Eis sua sinopse:

“Sete gênios das mais diversas áreas, todos com QI acima de 200, são retirados de suas casas no meio da noite de Natal para tentarem solucionar os problemas mundiais em apenas algumas horas. Eles embarcam em um jogo de gato e rato contra um gênio ensandecido que quer detonar uma bomba nuclear no meio da cidade de Washington. A senha para desativar a bomba está... em três palavras!”

Vale a pena conferir e refletir sobre esse drama que faz parte da vida real de todos nós!

Espero que você também descubra a forte relação que tudo isso tem com a antiga história de NATAL!

Que possamos juntos construir uma realidade mais sólida, duradoura e agradável do que aquela oferecida pela magia do Papai Noel! Afinal somos adultos e nossas crianças merecem presentes que não quebram tão facilmente.

Que tal pensarmos em dar-lhes um mundo menos poluído por substâncias nocivas e por atitudes gananciosas? Que tal presentearmos todos os dias nossas crianças com exemplos concretos de honestidade, bondade, sabedoria e amor? Que tal ensinarmos os futuros adultos a navegarem com justiça, paz e solidariedade? Que tal inspirarmos a próxima geração a ser mais crítica e menos acomodada, a fazerem a diferença neste mundo e não apenas se contentarem no papel de consumidores compulsivos?

NATAL é momento de profunda inspiração! Boa oportunidade para começarmos a agir... sem máscaras, conscientes de todas as nossas limitações, mas também de todas as nossas potencialidades e responsabilidades.

Aquele que criou o nosso planeta, veio nos visitar, veio nos inspirar, veio nos consolar, veio nos amparar, veio nos salvar. JESUS é DEUS CONOSCO, mesmo depois de guardarmos toda a decoração natalina e voltarmos para a vida menos iluminada do mundo real. Ele é a luz que ilumina nosso interior.

UM DESAFIO PARA VOCÊ (não importa seu QI): Dê seu presente de Natal para a humanidade registrando (nos comentários no final) uma ideia interessante e prática para deixarmos este mundo mais interessante e agradável. Por que não?

Que tenhas um NATAL iluminado por JESUS!