Um dos mistérios que move a humanidade

Em uma determinada época da vida tu paras e refletes sobre o que fizeste de bom e lembras desses momentos com um sorriso desejando que aquela época volte, lembra-te também do que fizeste de ruim e com uma fisionomia triste quer esquecer daqueles dias tristes, eis aí o mistério! Eis aí o Homem, que vive construindo o presente, abrindo novos caminhos, almejando o futuro, e de vez em quando pára e olha a estrada que construiu, às vezes se orgulha e abre um sorriso maravilhoso, mesmo que tenha passado um trabalho enorme nota que foi compensador, às vezes, se desmancha olhando os buracos deixados na estrada, mas o mundo interfere no seu caminho: as chuvas danificam as estradas, mas eis também o maravilhoso! Tu trabalhas e crias novos caminhos e te orgulhas se teu caminho leva a verdade, se alguém segue a ti, deixas placas indicando o que devem fazer, e quando tu partes, quem te seguiu continua sua obra, buscando e levando à frente a humanidade.

Ver uma montanha enorme e decidir buscar outro caminho evitando um grande trabalho, você pode estar perdendo a oportunidade de criar uma nova rota onde muitos poderão usar, portanto o caminho que decidires construir, não importa a sua grandeza, trabalhe para que sua obra, túnel, ponte, ou mesmo uma estrada entre montanhas, traga benefícios a quem as use, lembre: o bom jardineiro vê uma linda flor apenas analisando a raiz, reconhece a planta e sua beleza, como devemos reconhecer na dificuldade e nos problemas as vantagens e as verdades que podemos colher.

As estradas serão muitas vezes inutilizadas para quem as criou, porém um mundo inteiro pode usá-las, não cries caminhos para ti, cries para o mundo. E uma última coisa: uma pessoa sozinha pode levar décadas para construir algo, mas se muitos se unirem para uma só ação a construção poderá levar meses, senão dias.

E todo dia, ao sentar sobre uma pedra, olhas aquela mesma estrada difícil que estais construindo e vês, cansado e sem forças, mas ao levantar mais os olhos vês o crepúsculo do sol, uma paisagem de infinita beleza que por si só recarrega tuas energias, sente-se bem, mas ainda tens como recompensa a mão amiga de alguém ou de muitos que estão neste mundo para serem apoiados e para te apoiar, eis o mistério, eis a Humanidade...

Chesman Emerim
Enviado por Chesman Emerim em 08/01/2007
Código do texto: T340753