O DOM DE ILUDIR

Não concordo com a expressão: “desilusão amorosa”.

Já tive algumas desilusões e acredite não foram poucas, mas foram suficientes para entender que o amor é um sentimento que temos ou não e como tal não nos impõe nada apenas sentimos.

A desilusão é pessoal, somos nós que criamos conceitos irreais sobre algo, alguém ou uma determinada situação; logo a desilusão é pessoal e não amorosa.

O amor é um sentimento e não tem nada a ver com nossas ilusões, nós somos os únicos responsáveis pelo que acreditamos.

E nem pense que não é o único responsável, diria você: -“Mas ele (a) me iludiu quando disse isso, quando demonstrou aquilo. E eu digo:- “Ainda assim, quem mandou você acreditar?

As pessoas fazem o que elas querem e nós aceitamos ou não. Na verdade nos iludimos porque queremos acreditar e se queremos a responsabilidade pela ilusão ou desilusão é nossa.

Não pense que pra mim é fácil admitir isto, como já disse no princípio, tive algumas desilusões e para chegar à conclusão de que fui responsável por elas e irresponsável com meus sentimentos; ah, isto foi um custo.

Não é assim de primeira que isto entra na cabeça, mesmo porque é muito mais fácil transferir a culpa para a conta do outro e passar de vítima, mas não, somos os únicos responsáveis por criar as ilusões e depois por nos desiludir quando percebemos que na verdade não era bem aquilo.

Aí já é um pouco tarde e sofremos. E sofrer também é uma questão bem particular, mas vou deixar para um próximo texto.

Bom, eu ainda tenho meus vacilos, mas a consciência é um primeiro passo para não cair de tão alto.

Espero com esse texto conseguir ajudar mais pessoas a não se iludir e viver de maneira mais consciente e responsável.

Agora se você é do tipo que gosta de iludir desavisados fica aqui o alerta: agora além de você mais gente está lendo e tomando consciência dos perigos da ilusão.

Seus tempos de impunidade estão chegando ao fim. As suas vítimas não serão mais presas assim tão fáceis e saberão ser responsáveis consigo mesmas.

Sinceramente o melhor crescimento é quando paramos de responsabilizar o outro e nos tornamos responsáveis.

Elaine Spani

04/01/2012

ELAINE SPANI
Enviado por ELAINE SPANI em 04/01/2012
Código do texto: T3421740
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.