O Caminho da Justiça

No campo social-comunitário é sabida a necessidade da prudência: "é melhor prevenir os crimes do que ter de puní-los... o sábio legislador deve procurar antes impedir o mal do que repará-lo" (Cesare Beccaria). Isso implica responsabilidade nas consequências, que requer pelo menos conhecer dois conceitos: o da responsabilidade e o da consequência. Qualquer estudante de mero Direito Usual sabe que a lei penal não diz para não fazer isso ou aquilo, mas sim "quem fizer isso, será apenado nisso", o que quer dizer que deve ser apurada a responsabilidade de quem fez "isso" para que, consequentemente, seja apenado "nisso".

O livro 'não-escrito' da consciência social-comunitária em seus diversos códigos impõe de per si (já que se abdica do natural para o viver-se sob 'contrato social') à consciência individual 'responsabilidade' pelos atos; e consciência exige reflexão. A convivência dependerá do equilíbrio em que toda consequência de ato seja responsabilizada. Em outras palavras, na prudência (necessária ao social-comunitário) a consciência individual deve estar pautada em prevenir (pró-ação) as consequências, as quais devem ser encaradas com a devida hombridade, sejam quais forem. A isso chama-se Caminho da Justiça (ou liberdade com responsabilidade).