DO ROÇADO AO MESTRADO!

DO ROÇADO AO MESTRADO!*

Ano de 1972. Sertão maranhense. Município de Carolina. Fazenda São Pedro. Local isolado do progresso. Margeado pelo Rio Tocantins. Família simples, da roça. De tudo plantavam: arroz, feijão, fava, milho, mandioca, banana, etc.

Adolescente sem estudo, cuidando apenas do roçado. Única forma de sobrevivência, de sustento. Aos nove anos, o primeiro contato com as letras em Babaçulândia-TO. Antes apenas algumas leituras em casa com a mãe. O sucesso estava no primeiro passo. Tempo estudantil recuperado. Aluno dedicado. Destaque nas produções textuais na escola. Orgulho dos pais lavradores! Joia rara do avô!

Jovem decidido ao trabalho com as letras. Primeiro emprego informal. Contínuo no antigo posto do INSS. Organizador dos “carnês” dos aposentados. Trabalho feito com esmero. Era preciso avançar. O progresso em busca. A família para trás. Morar em Araguaína-TO em 1991, o novo destino. Ensino Médio em conclusão. Novamente aluno dedicado à produção de “redações”.

Enfim, no caminho das letras (Graduação em Letras na UNITINS). Profissionalismo em início. Funcionário esforçado na Contabilidade. Sucesso!

A enxada, guardada na memória. O roçado guardado pelo cheiro do capim verde orvalhado de cada manhã. O suor do corpo escaldado pelo sol deu lugar ao local dos ventiladores, dos aparelhos condicionadores de ar.

A vida em passagem!

Os calos da enxada distantes. A “LER” – Lesão por Esforço Repetitivo, o novo calo. Agora apenas com as letras dos teclados. Da pena à mão para o dizer do saber.

Casamento realizado. Filhos no caminho: a maior alegria! Felicidades!

Superações de si. Pós-graduado: Metodologias do Ensino de Linguagem; Tecnologias em Educação.

Ousadia para o mestrado. Aprovado! Sem dinheiro. A casa vendida para o pagamento do curso. Deixar a família para o estudo distante. Saudade infinita da esposa, dos filhos: mãos gélidas, coração em lágrimas estuosas. Um consolo e uma compreensão vindos de Deus.

Ano de 2010 – desafios! As teorias deram lugar ao saber empírico. Aprovado! Histórico satisfatório!

Ano de 2011. Início de 2012. A dissertação em produção. Qualificada! Defesa marcada.

Do roçado, a lembrança persiste. A vida melhorou.

Do mestrado, o desafio chegou. As letras, os discursos, todos atropelados pelo Ser do outro. Tudo em discussão do “lugar”.

Satisfação! Graça de Deus! Realização de um homem!

* Prezado leitor: Este é um breve histórico de minha vida. Externo estas palavras para revelar minha trajetória de vida. Saindo da roça, da condição de lavrador para a de mestre em Literatura pela PUC Goiás, turma 2010.1.

Rubens Martins
Enviado por Rubens Martins em 15/02/2012
Reeditado em 05/04/2012
Código do texto: T3500802