Escritores se unem para evento inovador em Sorocaba

Escritores se unem para evento inovador em Sorocaba

Entre os dias 26 e 31 de julho, a cidade de Sorocaba, a 90 km de São Paulo, será destino obrigatório de escritores, editores, livreiros e, é claro, apreciadores de literatura.

Nesse período, a cidade sediará a 1ª Semana do Escritor em Sorocaba, que já tem confirmada a participação de mais de quarenta autores, além de editores, pesquisadores e agitadores culturais. O evento chegou para inovar as relações entre escritores e público leitor, uma vez que as despesas de realização são bancadas pelos próprios participantes, dispensando patrocínios e grandes investimentos.

Idealizada pelo editor Douglas Lara, com apoio da Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec), a Semana do Escritor começa a ganhar contornos inesperados, à medida em que recebe a adesão de participantes de outros Estados brasileiros e até mesmo do Exterior. Nos últimos dias, a caixa de e-mails do organizador ficou repleta de mensagens surpreendentes, como a do escritor brasileiro Guilen Rodrigues da Silva, que mora na Suécia desde 1966 e que decidiu visitar Sorocaba para autografar seu livro "Saudade de uma canção desesperada". Guilen autografará também a antologia "Roda Mundo 2005", organizada por Douglas Lara com autores do Brasil, Alemanha, Austrália, Angola, Bélgica, Chile, Peru e Portugal.

Outras confirmações chegaram de Goiás (Luiz de Aquino Alves Neto, da Academia Goiana de Letras), Acre (José Augusto Fontes), Minas Gerais (Maria Adelina V. Cardoso e Gomes) e São Paulo (Rosemary Mantovani), entre outros. Além disso, o evento recebeu a inscrição de diversos membros da Academia Paulistana Maçônica de Letras, que estarão presentes no sábado e no domingo (30 e 31/7) autografando seus livros e as antologias publicadas por aquela instituição.

Para assegurar a presença do público e proporcionar o máximo de contatos entre escritores e leitores, a organização da Semana do Escritor aposta em uma agenda repleta de lançamentos, noites de autógrafos, palestras, mesas-redondas e apresentações artísticas. Um acordo prévio entre os autores determinou que os livros serão colocados à venda a preços efetivamente promocionais - até porque os lucros obtidos com as vendas de exemplares serão destinados integralmente aos respectivos autores.

A 1ª Semana do Escritor em Sorocaba será realizada na Fundec, à rua Brigadeiro Tobias, 73, Centro de Sorocaba. Mais informações podem ser obtidas na Fundec, pelo telefone (15) 3233-2220 ou diretamente com o organizador Douglas Lara, pelo telefone (15) 3227-2305 ou e-mail douglara@uol.com.br.

------------------------------------------------------------------------

Douglas Lara
Enviado por Douglas Lara em 19/07/2005
Código do texto: T35906