Preconceito

Muitas das vezes sem perceber ao olhar o acaso acabamos por pensar será que estamos agindo correto, que esse é o caminho mais certo, ou dito cujo talvez seja de modo insensato?

Embora pareça complexo o pensamento burguês que muitas vezes se perdem o ser humano mais certo de se dizer é que errar é humano. Mas em uma dessas ocasiões que me lembro em que surgiu essa frase, penso talvez que muitos tentam se justificar em meio a estas palavras, sabendo que de fato ultrapassam em meio às justificativas, tomando atitudes de mero irracionais.

Um belo dia pensava cá com meus botões errar é humano, então graças a isso o ser humano deve errar tanto, era pra ser o contrário por sermos humanos deveríamos pensar mais e por isso errar menos, mas quanto mais se pensa e analisa, mas se toma conclusões precipitadas. E os pobres dos animais, que servem de adjetivo de irracional, são mais racionais que os próprios humanos. Eles não descriminam cores ou raças, clero ou denominações, crenças ou fatos e por isso erram menos e não mais, pois no menos que pensam parecem analisar mais. Obvio que há descriminação até mesmo entre outras espécies, cada espécie segue suas leis e determinações por meio de seus próprios padrões, que compõem a sua cadeia de sobrevivência, mas daí a pergunta que desencadeia essa questão, será que os animais da sua mesma espécie se comportam como os animais seres humanos? Creio definitivamente que não! Pois animais de mesma espécie, mesmo não sendo iguais, não agem de modo diferente, se julgam iguais e vivem iguais, mesmo não sendo. Mas os seres humanos tão Racionais não são capazes de aceitar as diferenças uns dos outros e viverem iguais, se julgarem iguais, mesmo sendo diferentes. Talvez a sua capacidade de intelecto os faça pensar e se analisar acima de qualquer outra espécie e agir de modo mais ignorante do que os pobres animais, que por não possuírem o Qi como o do ser humano, parece conviver melhor do que nós, que nos julgamos superiores a eles.

Está ai o grande mal, o ser humano, e por ser humano é orgulhoso, julga-se melhor em tudo, e se acha por isso acima até mesmo para julgar os outros, não tendo nem condições de julgar a si mesmo, ou de analisar a si próprio e refletir em seus próprios defeitos. Mas segue em meio as suas razões naturais a apontar sempre o dedo para o próximo esquecendo as suas próprias imperfeições.

Não existe maior complexo do que a própria mente humana, ou os seus hábitos e costumes e talvez isso seja o que nos impede de avaliar o quanto somos tão errados em meio aos nossos convívios e relações.

Eis então um dos tabus que precisam ser quebrados: O dito cujo chamado PRECONCEITO. Que não são sofridos ou impostos por outros, mas os que nós mesmos carregamos no dia a dia, em nossos pensamentos e ações, através do nosso olhar crítico no falar de alguém ou no seu simples modo de andar, de vestir ou talvez na sua opção religiosa, até mesmo sexual, enfim num todo, quando pensamos não estar sendo preconceituoso, é neste momento que estamos sendo mais ainda, pois só em julgar alguém estamos nos colocando em um nível acima do que esta pessoa e fazendo isso nos subjugamos melhor do que ela e ES ai novamente o dito cujo preconceito: “Pois o que nos faz melhor do que outro?” não somos nada, somos diferentes mais iguais e ao aprender a conviver com isso se tornaremos sim Humanos e não Animais, pois nem os animais se diferem tanto quanto nós.

Ingrid Vale
Enviado por Ingrid Vale em 14/04/2012
Código do texto: T3612024
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.