Causa e efeito

Para acreditarmos em Deus, basta olharmos as obras da Criação. Este imenso e belo Universo existe, portanto, trata-se de um efeito. Negar Deus é a mesma coisa que não acreditar que toda causa tem um efeito, e admitir que o nada é capaz de fazer algo.

Esse sentimento que temos da existência de Deus, se fosse apenas o resultado de um ensinamento, não seria universal, e como acontece com os demais ensinamentos, ele só estaria entre aqueles que pudessem tê-lo recebido. Pensar que as propriedades da matéria pudessem se alto criar, seria tomar o efeito pela causa, porque essas propriedades na verdade são efeitos que devem ter uma causa.

A harmonia do Universo, que se acha todo em movimento, com combinações de trajetórias perfeitas, só pode ser produzida por uma inteligência enorme, superior a tudo que conhecemos. Atribuir tudo isso ao acaso seria uma falta de bom senso, pois o acaso é cego e não pode produzir efeitos inteligentes. Um acaso inteligente, já não seria um acaso.

Julga-se o poder de uma inteligência pelo que produz. Como nenhum ser humano pode criar aquilo que a Natureza produz, a causa deve ser uma inteligência superior à humana. Essa inteligência superior é a causa primária de todas as coisas, qualquer que seja o nome que lhe dermos. A inferioridade das faculdades do homem não lhe permite compreender a natureza íntima de Deus.

Roberto Valverde
Enviado por Roberto Valverde em 15/04/2012
Código do texto: T3614623
Classificação de conteúdo: seguro