O casamento é uma decisão a dois



O casamento é uma decisão a dois, uma decisão que o que parece de fácil possui de complexa. O casamento é uma decisão de compromisso, de comunhão e mesmo de doação, daquela doação sincera de parte de nós próprios, de nosso próprio tempo, de parte de nosso próprio viver, em entrega por escolha, por decisão e por vontade da livre entrega de nossa própria liberdade em uma eterna reconstrução de uma liberdade a dois, a três, a quatro ...
 
Amigo, pouco me importa o que de mim pensam, me importa muito o que de mim realizo em verdade, em justiça natural, em ética do viver e em amor universal. Me importa também o que meus filhos e esposa de mim pensam, para o resto, sem ofensas a ninguém, deixo apenas um sorriso de desprezo.
 
Amigo, você que em breve estará formalizando legalmente, para os outros e para você próprio, algo que já decidistes nos recônditos de tua mente, saiba que este que vos escreve torce que tenha sido sábia tua escolha, e que tua escolhida seja merecedora de você, pois tenho a certeza que você merece muito, e assim faço sinceros votos de que a realização do seu viver, no eterno presente de sua vida, possa ser repleta de experiências enriquecedoras da dignidade humana, enquanto ser vivo, enquanto homem, enquanto humanidade, e em especial enquanto esposo, enquanto casal, enquanto família e enquanto pai e amigo.
 
 Todos que me conhecem um pouquinho mais sabem que não creio ser o amor algo divino ou transcendental, isto em nada diminui a força, a beleza e a dignidade deste sentimento. Não entendo o amor como alguma dádiva, e muito menos um prêmio, ele é para mim uma eterna busca, uma natural construção, uma eterna reconstrução e que requer cuidados, atenção, dedicação, afeto, vontade, paciência e muito comprometimento, compromisso e doação.
 
Sua esposa não será mais ela somente e nem você será mais somente você, vocês serão um novo corpo, um novo membro social, um novo ponto focal de uma família que nasce se descortinando para a realidade.
 
Sem renegar, esquecer ou abandonar suas atuais famílias, eles foram importantes em suas jornadas, o que vocês hoje são, muito devem a elas, sejam suas famílias biológicas ou não, eles vos ajudaram a serem o que hoje vocês são, mas tenham a certeza e a ousadia de assumir que uma nova família, uma especial posto que é a sua nova família, uma única frente à multidão de famílias que povoam nosso planeta, uma insubstituível família, mas que compõe a realidade social com todas as outras. Vocês estarão em breve iniciando a família em que vocês serão os responsáveis diretos por ela, tenham vocês filhos ou não, muitos ou poucos filhos, adotem outros, vocês em breve estarão abrindo a porta para uma nova realidade do viver, aquela que é o elo singelo mas essencial, o elo simples, porem será aquele elo de coesão maior com o ser social que somos que é o elo familiar.
 
Vós bem sabeis que sou materialista com fortes vertentes humanistas e naturalistas, mas espero que sempre saibas que respeito muito a dignidade humana, a ética social do viver e que não poderia agir diferente quando um Amigo toma a decisão de formalizar um relacionamento hoje a dois, amanhã a três e assim por diante...
Saibas tu que estarei sempre a disposição para ouvir, para torcer, para ajudar a reforçar a estrutura humana e social de seu compromisso matrimonial.
 
Não espere do casamento um reino de puras felicidades, mais saibas que a longo prazo terá valido a pena ter se dedicado, ter se superado, ter se comprometido com a sua família. Agora Amigo jamais se entregue a passividade de não reconstruir seu casamento a todo instante ou você será mais um a se desiludir com a decisão que hora tomas. O matrimônio implica em cessão, em transferência, em paciência, em troca, em doação, em muita reconstrução e na descoberta da sinergia familiar no amor, mas este amor necessita ser solidificado a cada instante.
 
Me permita comparar o casamento e mais ainda a construção de sua nova família que em breve estarás assumindo oficial e publicamente, com uma simples caixa de água:
Ela sempre poderá armazenar deliciosos e nutritivos néctares, entretanto também poderá armazenar angustias, desesperos, venenos ou rejeitos mortais. Caberá a você e a sua esposa cuidar desta caixa de água reconstruindo-a a todo instante.
 
Reconstruí-la significará reforçar constantemente suas paredes, aumentar sua capacidade de armazenamento, higienizá-la constantemente, refiltrar continuamente seu conteúdo, ter o devido cuidado de não permitir que ela se deteriore ou rache, não permitir que nela sejam lançados ou despejadas impurezas (lembre-se que uma única gota de esgoto é o suficiente para poluir todo o conteúdo de sua caixa d’água). Agora isto não é motivo para temer ou desistir, reconstruindo-a continuamente, por vontade própria, e a dois, vocês serão capazes de mantê-la límpida e mesmo que por alguma fraqueza humana possam turvar momentaneamente o conteúdo de vossa caixa, juntos e compromissados vocês a re-higienizarão, e terão nela um manancial contínuo de força, de alegrias, de paz a dois ou a mais, de coragem e de vontade de continuarem a se reconstruir, reconstruindo o amor em vocês e os laços de família que vos hão de unir, e finalmente daquele sentimento compromissado mutuamente de amor.
 
Amigo, espero jamais envergonhar-te com minha posição cética, racional, crítica e imanente. Saiba vós que por mais que possa discordar de vossas crenças, me aliarei sempre ao irmão em espécie, ao ser humano Eurico que você é, e que muito torcerei pela sua comprometida construção de seu caminhar em amor, e pelas suas vitórias em família e em nome da dignidade humana que sei que vós também respeitais. 

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 30/04/2012
Código do texto: T3640934
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.