A Tristeza

A tristeza é um caso sério! Gosta de habitar o coração das pessoas e depois que entra não gosta mais de ir embora com facilidade. Além disso, traz consigo outras amigas próximas, como a baixa estima, a preguiça, a apatia, a depressão e outros sentimentos ruins.

Para que ela não entre é preciso que tenhamos Fé e humildade. Mas não é qualquer fé, nem qualquer humildade. A Fé é o escudo para tudo que é maior do que a gente e a humildade é o fermento que não permite que o orgulho tome conta dos nossos sentimentos, nos defendendo das ofensas, de todo mal que possa vir dos nossos irmãos ainda ignorantes e das adversidades da vida. A Fé nos torna forte e a humildade inacessível aos maus sentimentos, pois passamos a respeitar os desígnios de Deus. Sabedores do nosso tamanho e confiantes naquele que nos fortalece podemos nos tornar invulneráveis aos maus sentimentos.

Mas, se a tristeza insiste em lhe acompanhar, para que ela vá embora é preciso orar em silêncio, ouvir a nossa voz interior, nossa intuição e doutrina-la. Sim a tristeza precisa de ser doutrinada. Como? Convidando-a a ler um belo poema, visitando pessoas enfermas que ainda guardam otimismo e esperança, convidando alguém que gosta muito a passear e brincar, assistindo ao nascer do Sol e pedindo a ele que leve aquela tristeza embora. Quem pode doutrinar a tristeza só pode ser a Alegria, a Gratidão, os amigos, as crianças e a esperança. Aproxime-se delas.

Florianópolis, 22 de setembro de 2011