Oração

Wilson Correia

«Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay»

(Dito popular em castelhano)

Deus, se existir, perdoa o meu “se”.

E se estiver em toda parte, esteja também aqui.

Vai me proteger? Acho que seria bom, pois preciso.

Me livre da preguiça que estilhaça a generosidade.

Salve-me da esperteza de quem só quer o próprio umbigo em primeiro lugar.

Dê-me as mãos e me leve longe da empáfia, da arrogância, da falsidade, da desonestidade intelectual, da falta de educação, do cascadurismo, da chucromania, da mania de olhar apenas os meus, de pensar somente em mim.

Ah! Deus, me livre e guarde da tentação de pensar que o mundo se esgota ali onde posso pisar. Force aí e me dê um horizonte, um palmo à frente do nariz, uma diástole a mais para o coração. Cadê, Deus, a tua mão?

Me imunize do antiprofissionalismo de piscar apenas para quem pisca para mim. Faça-me valorizar o que tem valor em si. Deus, crie uma trilha honesta e justa para mim.

Deus, dê-me o moto-próprio e me faça compreender que a causa é maior que as pessoas, que as pessoas se tornam grandes por suas causas e que a causa maior é a promoção do humano, o culto à vida, o apego à justiça e que isso seja, sempre e ininterruptamente, a celebração da liberdade que você fez para todos que enxergam, que os cegos não captam, e que destina também a mim.

Deus, faça-me humano. Faça de sua mão a ponte entre os humanos raciocinastes e aqueles que nem a isso puderam chegar.

Deus, modele-me vida. Faça-me criador. Imprima-te em mim.

Onde você está, que nem se digna a aparecer?

Aproxime-se. Você eu não sei onde está. Eu? Eu sei: estarei sempre aqui.

Deus, me dê compreensão. Só compreendendo é que posso prosseguir...