Hoje

Não existe um dia a mais em nossas vidas que não seja um dia a menos (acho que Fernando Pessoa disse isso). O amanhã nunca chega, ele é sempre hoje; e não demora a se transformar em ontem - e o ontem logo deixa de ser ontem, e se distancia cada vez mais no passado. O hoje é sempre hoje. Mesmo quando ele se torna ontem, ele continua sendo hoje. Ele nunca se tornará amanhã, mas continuará sendo hoje. Sempre. Valorizemos o hoje. Por que esperar pelo amanhã? Esse amanhã será tão hoje quanto o hoje é hoje. Todo o tempo que esperamos pra fazer ou sentir algo, fazemos hoje. Nunca faremos em qualquer outro dia que não seja hoje. Isso não significa, claro, que devemos fazer tudo o que desejamos no único dia de hoje. Pois nossa vida é constituída de diversos hojes - um após o outro, eles chegam; quando um vai embora, o outro já tomou seu lugar. Só não devemos enxergar o amanhã e embaçar a vista do hoje, que é sempre o dia mais importante - pois foi em um hoje que você nasceu, e será em um hoje que você morrerá.

Ainda assim, o ontem também é muito importante. O ontem é o que fica na nossa memória, nas nossas lembranças. Mas o ontem não existiria se não houvesse o hoje, e é esse hoje que dá a importância do ontem. Pense em quantas boas memórias você tem (sejam tristes ou alegres, mas que sejam consideradas boas). Cada pequena boa memória gravada no seu pensamento, foi um hoje que você viveu. Pense em quantos felizes hojes você já viveu, e que hoje estão apenas nas suas lembranças. Isso não é uma enorme motivação para que você viva o hoje intensamente? Seguindo esse pensamento, para cada dia de hoje que você viver feliz, será um dia de ontem, será um dia do passado que se transformará numa lembrança feliz - lembrança essa que estará sempre no seu pensamento (pois as boas lembranças não somem jamais do pensamento, mesmo que você fique muito tempo sem pensar nelas, um dia você se lembrará de repente, e sorrirá). Então pense novamente quantas boas lembranças você tem. Muitas? Ótimo! Poucas? Arregace as mangas, torne seu hoje extraordinário, tente fazê-lo todos os dias, e logo você terá muitas lembranças incríveis.

Assim é a vida. Você vive somente o hoje, e gasta bom tempo do seu hoje lembrando do ontem, dos bons ontens. Outro tempo gasto é o planejamento do amanhã. Isso é desperdício, é perca de tempo? De maneira alguma. Você deve planejar o amanhã, apenas não deve apoiar sua felicidade nesses dias futuros. Esteja sempre feliz hoje, e planeje a continuação da sua felicidade para amanhã. Assim você será sempre feliz. Ora, minto, pois você terá dias tristes, muito, muito tristes. Mas com a motivação de pensar na importância do hoje, eu tenho certeza que você vai superar essa tristeza e ficar feliz. E quem sabe esses dias tristes não estejam incluídos nas suas boas memórias? Boas porque, talvez, você possa ter tirado proveito dessas tristezas, para amadurecer, para aprender, para entender a felicidade.

Esteja feliz hoje, a felicidade é incansável. Você sempre irá se lembrar da sua felicidade passada, e sempre desejará estar feliz hoje. A vida é curta, vi hoje um palestrante (que me inspirou a escrever esse texto) dizer que uma pessoa de 70 anos, viveu cerca de 25.550 dias. Parece muito tempo, não? Eu acho que depende de como foi cada hoje desses 25.550 dias. Imagine por exemplo, 25 mil dias monótonos e 550 dias felizes. Muito pouco, eu acho, muito pouco! Acho a vida curta pelo fato de não ser fácil ser feliz. Esse mesmo palestrante (seu nome é Prem Rawat) diz que a felicidade está dentro de nós mesmos, e devemos encontrar a paz que almejamos dentro de nós mesmos. Eu concordo com ele, e me admiro com seus pensamentos. Mas também continuo pensando que não é fácil ser feliz. Simplesmente não é fácil. Pensando assim, penso que a vida é curta. Temos pouco tempo para encontrar a felicidade. Mas acredito que quando encontrarmos a felicidade, teremos muito tempo para sermos felizes. Pois a felicidade, quando contínua, é longa. Você vive e lembra dela, ou seja, você é feliz por um longo tempo. Então deixo aqui a mensagem que devemos lutar pela felicidade de cada hoje nosso, para que assim, tenhamos uma longa vida feliz. Uma vida extraordinária. Feliz hoje!

Felipe Costenaro
Enviado por Felipe Costenaro em 12/05/2012
Código do texto: T3664659
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.