Entendendo o relacionamento

Como saber se o relacionamento que você tem é o ideal?

Você pode está amando a quem pensa ser a pessoa certa, pois ela lhe desperta um amor fora do normal. Ou talvez, você nem entenda porque continua com essa pessoa. Bom, se você tem problemas no relacionamento e está infeliz, temos aqui algumas instruções que devem ser sondadas no intuito de lhe ajudar a descobrir o tipo de relação você tem, e o que você realmente quer da mesma.

01- Faça uma análise da sua vida até os dias de hoje. Se perdeu mais do que ganhou com a relação.

02- Avalie-se como pessoa. Veja se o que esta recebendo dessa pessoa é merecido. Como você se porta nesta relação, se respeita essa pessoa, ou se tem contribuído para que a relação seja duradoura ( isso porque, antes de reprovarmos a atitude do outro e importante, primeiro, que observemos as nossas, pois poderemos ser o motivo do fracasso de nossos relacionamentos).

03-Agora, avalie as atitudes do seu parceiro(a), se ele(a) te respeita, se faz planos para o futuro, se lhe trata de maneira amável.

04- E importante dialogar para saber o que ambos querem; é preciso se empenhar em descobrir a verdade sobre o sentimento de cada um, pois não adianta forçar uma situação se alguém já tem, em sua mente, a questão resolvida; se ama ou se não ama, se esta disposto(a) ou não a levar o relacionamento a diante.

05- Observe o que realmente você quer desta relação. Está mesmo disposto(a) a lutar por isso? ter paciência, obstinência?. Existe realmente amor como fundamento dessa história, ou apenas capricho e interesse disfarçado de amor?. É muito importante entender seus sentimentos antes de ir à luta por uma coisa que você, talvez, não tenha certeza.

06-Amar-se é um dos critérios fundamentais para uma relação dar certo, pois amar-se significa valorizar-se, se ver com bons olhos, e considerar-se importante; apesar de outros não valorizarem. E mais, quem será capaz de amá-lo(a) se nem você mesmo se ama?.

08- Procure ver as qualidade do outro, pois às vezes, se tem alguém especial do lado, porém, por não saber prestar atenção, acaba-se não dando valor a isso, e como aquele velho ditado diz: "a gente só da valor quando perde". E então, talvez, a oportunidade de ser feliz lhe escape das mãos.

09-Agora, se a pessoa com quem está se relacionando, é a fonte de toda a tristeza que existe em sua vida, e você se acha incapaz de ter paz ao lado dela, comece a pensar com carinho na vida que você esta se dando, pois é sua obrigação defender e buscar sua própria felicidade. É claro que devemos entender e esperar a mudança do companheiro(a) que amamos, mas as vezes, depois de ter tentado várias vezes, é necessário dar um “basta” na relação; ou você espera levar essa vida para sempre? Às vezes é preciso balançar as coisas para ver qual é a atitude do outro, talvez só assim comece a lutar por você e dar valor no sentimento. Ou se realmente não tiver jeito, se o seu companheiro(a) estiver te tratando com descaso e arrogância o tempo todo, seja inteligente... não se trata mal a quem se ama. E se a pessoa que você está é assim com você, está claro que não te ama. Não vá se tornar mais um "masoquista" no mundo, você merece ser feliz como qualquer outro ser humano!.

10- E para finalizar, tenha em mente que amor é algo que se dá sem querer algo em troca, é paciente, manso, e não age com arrogância ou interesse. E a maior felicidade de quem ama alguém de verdade é ver seu companheiro(a) feliz, sorrindo e não chorando.

Contudo, se depois de ter observado todos os procedimentos acima mencionados e você concluiu que a pessoa com quem você convive não te ama, lembre-se de que o amor não nos visita apenas uma vez, como muitos dizem, ele esta sempre de braços abertos a nos receber (basta que você não se feche para ele). E tenha certeza de que existe alguém pra você neste mundo, que vai te valorizar do jeito que você é, te amando sem interesse, e lhe proporcionando a verdadeira felicidade de um relacionamento a dois.

E nunca se esqueça: Ainda que você pense que o relacionamento que estais é o melhor, e o único que você pode ter, não se engane... "sem amor nada seria"(isso é bíblico).

Suane Cruz
Enviado por Suane Cruz em 16/05/2012
Reeditado em 20/07/2012
Código do texto: T3670440
Classificação de conteúdo: seguro