Imagem by Google
 

PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

É inadimissível que em tempos atuais ainda existam pessoas que acreditam que o nascimento/aparecimento de pessoas com necessidades especiais (deficientes e/ou incapacitadas) seja fruto de um "castigo divino", concernentes à temores e crenças, oriundas de antigas convicções culturais e religiosas, potencializando a segregação racial.

O processo de exclusão e inclusão de pessoas com necessidades especiais perpassa pela superação dessas dificuldades advindas das respectivas condições limitantes...

Nossos sentimentos em relação a essa questão devem ser pautados na IGUALDADE, na EQUIDADE, e na disponibilização de condições para essa igualdade...
Para que todos, sem qualquer distinção, possam desfrutar de uma vida de excelência, e portanto, SEM EXCLUSÕES.

Se não existem barreiras ambientais...
Não há deficiência...
E sim, uma limitação funcional...
Portanto, a pessoa NÃO TEM DEFICIÊNCIA...
Alguém é DESCAPACITADO (ou não) por um meio ambiente ou entorno não adequado.

Estima-se que OS CUSTOS ADICIONAIS para oferecer acesso às pessoas com necessidades especiais SÃO MENORES QUE 1% (UM POR CENTO), se devidamente aplicados na etapa de desenho e planejamento.

Senhores gestores públicos, abram os olhos e adequem-se a essa realidade EXEQUÍVEL.

E tenho dito!!!!