NOTÍCIAS DA PALESTRA POETRIX E PARLENDAS

Amigos:

Como havia dito, hoje conversei com os professores e com as professoras da rede de escolas públicas do RN, reunidos no V FÓRUM POTIGUAR DE ESCOLAS LEITORAS. O tema foi POETRIX e PARLENDAS. Foi uma grande oportunidade para todos conhecerem as ricas possibilidades que esses dois gêneros oferecem para se trabalhar o PRAZER DA LEITURA e da ESCRITA em sala de aula. A poesia na sala de aula consegue trazer um tempero todo especial para os alunos. É muito prazeroso você se debruçar sobre um poema, não para descobrir SUBSTANTIVOS, ADJETIVOS, PREDICADO...etc. etc... mas para CURTIR a EMOÇÃO que ele pode nos trazer. ALUMBRAMENTO, ENCANTAMENTO... Isso é o que traz alegria à leitura. A aventura de brincar com as palavras e de fazê-las cochichar aos nossos ouvidos as magias que se parecem com a brisa soprando nas folhas das árvores. Como o canto de um pássaro exótico que nos traz alegria ao coração.

Hoje, POETRIX. E também parlendas... Pois a VACA AMARELA PULOU A JANELA... e só Carolina não viu... É gostoso demais brincar com esses versos mágicos que vêm atravessando gerações e gerações e nos encantando. Você sabe onde "está o toucinho"? Cadê o toucinho que estava aqui? Claro que você sabe que O GATO COMEU... Mas cadê o gato? Ah, você sabe de tudo, inclusive qual é o doce mais doce que o doce... Pois é... Estamos aqui, vivos e fazendo poemas para alegrar o coração de todos: adultos e crianças e adultos que sabem cultivar a CRIANÇA INTERIOR...

Então, não deixe que os "tristes tigres" te intriguem... E vamos juntos POETRIXIZAR e PARLENDAR... Que a vida é curta... Então, curta a vida!!! Com poemas fica bem melhor... Abraços a todos...

PS. tive a grande alegria de AUTOGRAFAR diversos livros para várias escolas... a poesia pode tudo... Vi e ouvi uma criança declamar um poema com muita desenvoltura (uma criança de 6 anos falando ao microfone diante de muitos adultos)... Foi um momento MÁGICO!!!!

Vamos, juntos, fazer do BRASIL um grande país de muitos LEITORES e, quiçá, de MUITOS ESCRITORES.... E viva o RECANTO DAS LETRAS e todos os que dele participam com suas criações literárias...

José de Castro
Enviado por José de Castro em 04/06/2012
Reeditado em 04/06/2012
Código do texto: T3705693
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.