ANIVERSÁRIO DE 06 ANOS DE RECANTO

Eu nem havia reparado que completei, no dia 13/06/2012, seis anos de RECANTO DAS LETRAS. Foram, nesse período, ao todo 1606 textos, totalizando por volta de 475 mil acessos. E tive um campeão nesse período, postado em novembro 2007, que hoje já contabiliza mais de 114 mil acessos. Trata-se do texto COMO CONQUISTAR UMA MULHER DEFINITIVAMENTE. O que mostra o interesse das pessoas em torno dos relacionamentos amorosos. Sou um poeta que tem precisado se aventurar pelos descaminhos da psicologia do afeto. E procuro, na medida do possível, ajudar as pessoas que precisam, muitas vezes, saber COMO RECONQUISTAR UM AMOR PERDIDO (texto mais recente, que vem subindo no ranking dos acessos rapidamente, pois é de 2011 e já está com quase 13 mil acessos.) O engraçado é que, aos dois meses de Recanto, publiquei o campeão (COMO CANTAR UMA MULHER), que hoje está em segundo lugar, com cerca de 80 mil acessos. L’amour, toujour l’amour!!!! Noto que os textos que têm as palavras-chave AMOR e CONQUISTA são mesmo os preferidos. Imagino que se falasse de SEXO, teria mais sucesso ainda. Mas acontece que não escrevo para ter sucesso. Confesso que a quantidade de acesso aos mencionados textos me causou surpresa. Mas a verdade é que esses textos têm me trazido a grata oportunidade e a alegria de poder ajudar algumas pessoas que me enviam e-mails pedindo conselhos nessa área, no campo das incansáveis buscas, das tentativas de encontro de um grande amor.

Se me perguntarem quais são os meus textos preferidos, confesso que não saberia dizer. Genericamente, diria que gosto dos textos lírico-românticos. Mas tenho também um fraco pelo humor. E gosto dos poemas minimalistas (haicais, poetrix e aldravias), bem como gosto de me arriscar pelos microcontos.

Quanto à literatura infantil, reservo-a mais para os livros que publico junto a algumas editoras. E essa área é uma das minhas grandes paixões. Escrever para crianças e para adolescentes constitui-se num grande desafio. Que enfrento com enorme satisfação. Já estou com 5 livros solo publicados (em setembro sairá mais um). E tenho outros em fase de análise junto a várias editoras. Cada livro é um parto difícil (não para escrever, mas para publicar).

Na verdade, considero cada gênero como um desafio. Só não encaro soneto, pois acho que é um gênero para especialistas. Admiro quem os escreve bem. Mas não é minha praia. Admiro também os que produzem bons indrisos e bons rondéis. Arrisco-me um pouco também nas trovas. Acho-as deliciosas (e temos vários experts nesse gênero por aqui).

Ao longo desses seis anos fiz muitos amigos aqui no Recanto. E quero conservá-los. Poucos conheço pessoalmente. Se pudesse gostaria de encontrá-los ao vivo e a cores. Lembro-me que fui à Fortaleza e quase, por um triz, não me encontrei com uma determinada e admirada poetisa. Não vou dizer o nome para não causar ciúmes. Foi pena, mas nos desencontramos. Mas aqui no Recanto sinto-me longe/perto de todos os que praticam a arte da palavra a serviço da emoção e do alumbramento. Volto a dizer: não vou citar nomes. Os que admiro sabem quem são. Procuro ser sincero nos meus comentários. Quando não gosto, prefiro silenciar. Tenho apenas um defeito: às vezes gosto de revisar pequenos deslizes (mas só quando sinto que não serei mal interpretado, pois minha intenção é sempre a de ajudar).

Então, amigos, soprei 6 velinhas literárias por aqui. Espero poder continuar produzindo, cada vez mais e melhor, sempre aprendendo com todos vocês. E sempre compartilhando um pouco daquilo que vejo, percebo, sinto. Principalmente daquilo que consigo inventar ou reinventar. Almejo a fecundidade da chuva, o brilho do sol, a suavidade da lua, a coragem das estrelas que não temem a solidão e o silêncio das montanhas. Aspiro à leveza da pluma, e quero ser como sussurro de brisa, perfume de flor, voo de pássaro e de folha solta ao vento. Quero ser como o rio das palavras que flui incessante para a amplidão do mar. Quero ser poeta. Menor que um grão de areia. Mas vasto de coração.

A todos os que me leem e vêm me incentivando ao longo desses 6 anos, o meu sincero MUITO OBRIGADO!!!! E, claro, sou grato a todos vocês que também estão por aqui, participando desse projeto de recriação do mundo pela força do verbo. Que o RECANTO DAS LETRAS seja a nossa trincheira privilegiada para construir um MUNDO MAIS FRATERNO, com mais compreensão e AMOR!!! Que haja muita inspiração, muita sabedoria e muita LUZ...

Obrigado, Pai, pela poesia nossa de cada dia... Bendita seja!!!

José de Castro
Enviado por José de Castro em 19/06/2012
Reeditado em 19/06/2012
Código do texto: T3731928
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.