Cavalo, cachorro e elefante

Descartes ensinava que os animais são máquinas, agindo segundo as leis naturais, por não terem espírito. Essa concepção ainda é difundida por alguns homens. Entretanto, os Espíritos Superiores contestam essa informação. Eles dizem que os animais não são simples máquinas, embora não tenham livre arbítrio, mas tem liberdade para prover suas necessidades, restrita à vida material. Têm eles um princípio que sobrevive depois de sua morte, que podemos chamar de alma, embora bastante diferente da humana. A distância que existe entre a alma do animal e do homem, é a mesma distância que existe entre a alma do homem e de Deus. Ela conserva a sua individualidade na Espiritualidade, mas não tem consciência de si mesma. No estágio de evolução que se acham os animais, a vida inteligente permanece em estado latente.

As almas dos animais não ficam na erraticidade como as dos homens, elas voltam a ocupar outro corpo material, quase imediatamente após a morte, por não possuírem vida moral. As almas dos homens ficam na erraticidade por ser um ser que pensa e age por sua livre vontade. Assim como os homens, os animais seguem uma vida progressiva, e vão evoluindo para mundos melhores, onde os homens também são melhores. Os animais nestes mundos possuem meios de comunicação mais desenvolvidos. É a lei do progresso do Criador, todas as coisas não cessam de evoluir. No planeta Terra, os animais que possuem inteligência mais desenvolvida, e que são os primeiros a serem promovidos, são o cavalo, o cachorro e o Elefante.

Roberto Valverde
Enviado por Roberto Valverde em 28/06/2012
Código do texto: T3750073
Classificação de conteúdo: seguro