Um descontraido bate papo sobre um tema sempre abordado... O Conflito Entre Gerações...

Email enviado por André Carim para o Sac_Paixao_Poesias 



CONFLITO DE GERAÇÕES
Walkyria & Marcial


- Marcial, sabe qual é o sentimento mágico para acabar com o conflito de gerações? Chama-se PERDÃO.

- Sim, e para não se abusar da necessidade do perdão, é preciso que, desde pequeno, a criança receba a orientação adequada, é preciso que haja muito diálogo, e, principalmente, que ela saiba que terá em seus pais sempre a palavra amiga, seja corrigindo erros, seja aplaudindo acertos.

- Quando nascemos somos apresentados ao mundo por uma supermulher, nossa mãe, que não apenas nos alimenta, agasalha, mas deu-nos o principal: a própria Vida. Super mulher apenas? Não, claro que não...uma verdadeira deusa!

- Sim menina, uma Deusa muito humana, também passível de erros. A figura materna deve passar sempre a idéia de proteção, desvelo e carinho. Mas não deverá dar idéia daquela Deusa perfeita, e não passível de erros, mas sim de uma figura humana que fará de um tudo para proteger seus filhos, para orientá-los e direcioná-los para o lado bom do caminho.

- E o pai Marcial, a figura que se apresenta como o protetor imbatível. Um super homem, aquele que nos protege, nutre, vigia, ensina e está sempre pronto para nos mostrar o certo e castigar o errado.

- Igualmente uma figura humana, também sujeito a erros e acertos. O pai não deve ser aquela figura do herói que tudo resolve. O grão mestre infalível. Quando errar, deve ter a humildade para reconhecer. O pior que pode acontecer, é após um castigo indevido, o super homem permanecer inflexível, para não macular a autoridade paterna, ao invés de humildemente reconhecer que errou. E quando o filho fizer alguma pergunta que o pai não saiba responder, vamos fazer a pesquisa juntos. Vamos ensinar o filho a pesquisar. Mostrar como deve fazer para dirimir as duvidas.Ensiná -lo a pescar, ao invés de fazer tudo por ele, para que tenha boas notas...

- É...os anos passam, e com ele chega a nossa independência. Já podemos caminhar sozinhos e a imagem dos pais se altera em nossa visão. Começamos e ver defeitos onde somente havia perfeição. Ficamos pasmos! Com que então eles erram? E o pior, erram conosco? Que lastimável engodo!

- E para evitar essa imagem aparecer apenas quando saímos do colinho, é que deve haver sempre sinceridade e muita honestidade no difícil relacionamento pais e filhos. E isso, desde cedo.

- Mas um dia nos tornamos adultos não é verdade menino? E nessa hora percebemos e aceitamos o fato de que nossos pais não são super heróis. São humanos, como nós. Com seus erros e acertos. E ao aceitarmos as limitações humanas de nossos pais, estamos prontos para superar os conflitos de geração, pois nos tornamos humildes o suficiente para aceitar e perdoar, não apenas a eles, como a nós mesmos.

- O ideal seria que tal conscientizaçã o não necessariamente chegasse apenas ao atingirmos a fase adulta, mas sim desde logo, através de muito diálogo, e diálogo mantido com muita sinceridade e abertura total. Deve-se falar sobre todos os assuntos, mesmo os mais delicados, sempre que as crianças mostrarem curiosidade em saber. Seja sobre arte culinária, seja sobre sexo, drogas ou futebol. E os pais SEMPRE devem ter tempo para esse diálogo. Evita muitos problemas futuros.

- Está certo Marcial. Bem, como tempo é maya, sempre é tempo. Então, eu me perdôo!
Eu Sou Walkyria, simplesmente

- E já me perdoei faz algum tempo...
Eu Sou Marcial 

Queridos amigos e leitores do WWW.SACPAIXAO.NET
alguêm gostaria de acrescentar mais algum comentário a respeito do tema deste bate-papo?
É só mandar por email pois estarei esperando.

Deixo aqui o endereço:
edvaldo_rosa@yahoo.com.br

Um abraço

Edvaldo Rosa