O Bem e o Mal

A regra da boa conduta do ser humano é a moral, portanto, a distinção entre o bem e o mal se acha nesse comportamento. Quando o homem se conduz bem, respeitando as leis divinas, isto o leva ao Bem. Ao contrário, quando o homem não respeita as leis de Deus, caminha para o Mal. O Criador deu ao homem a inteligência, para fazer essa distinção. Para que o homem não alegue engano, fazendo o mal e desculpando-se, Jesus disse uma frase que não deixa nenhuma dúvida, quanto ao comportamento para com o próximo: “vede o que gostaria que vos fizessem ou não.” Tudo se resume nisso, não fazer aos outros aquilo que não queremos que os outros nos façam.

Segundo as épocas que o homem vive, as condições de existência mudam, as necessidades podem ser diferentes, as sociedades vão se transformando, todavia, essas palavras de Jesus não sofrem nenhuma modificação, porque a moral sendo lei divina, é imutável. As leis da Natureza é que faz a harmonia na existência do ser humano. Por exemplo: quando comemos demais, isto nos mal. A lei natural traça para o homem os limites de suas necessidades, quando ultrapassamos esses limites, somos punidos e sofremos. Se o homem escutasse mais sua consciência, em todas as coisas, evitaria a maioria dos males pelos quais culpa a Natureza.

Deus fez as leis da natureza para todos os seres, sempre orientas para o Bem, portanto, o Mal depende, basicamente, da vontade que se tenha de fazê-lo. Qualquer que seja a posição social do homem, da sua situação financeira, dos seus graus de diplomação, etc, o bem sempre será o bem, e o mal sempre será o mal. A única diferença que existe é na punição, que sempre é proporcional ao grau de responsabilidade e conhecimento.

Roberto Valverde
Enviado por Roberto Valverde em 23/08/2012
Código do texto: T3845603
Classificação de conteúdo: seguro