BIOGRAFIA DA LIBERDADE

Tudo começou quando me foi dado o livre acesso à vida.

Melhor sorte tive do que tantas biografias que nem sequer puderam começar a ser escritas. Privilégio negado a muitos, conheci meu pai e fui amamentado por minha mãe. Melhor que isso, acolheram-me em sua própria casa, ensinaram-me a viver... Assim como meus quatro irmãos, tornei-me mais um ramo de uma frondosa árvore genealógica, que não para de crescer.

Desfrutei da liberdade de brincar, como todo menino merece.

Pude escolher gostar de estudar, quando não sabia ainda que isso renderia dividendos incalculáveis.

Os colegas e amigos... Foram responsáveis por tantas aventuras e ensinamentos!

Como foi prazeroso curtir a juventude casando liberdade com responsabilidade!

Amar só é possível quando reina a liberdade. Decidi amar minha primeira namorada. Isso foi há mais de vinte e cinco anos. Ela ainda dorme comigo todas as noites.

Ninguém é obrigado a ser pai. Ninguém é obrigado a acolher na alma a alegria de tomar nos braços bebês que herdaram a sua bagagem genética. Assumi a liberdade de dar colo às minhas três filhas. Não apenas colo...

Até aqui pude acolher nesta biografia diversas oportunidades. Sentei na cadeira de aluno e também na de professor. Morei em casa alugada e também aluguei meu próprio imóvel. Fui empregado com carteira assinada e também assinei a carteira de meus funcionários.

Alguns sonhos ainda espero ver concretizados no futuro. Eterno leitor que sou, almejo ser lido por aqueles que compartilham dessa mesma paixão. Quiçá hoje mesmo este sonho comece a se concretizar.

Há tanto a dizer nesta biografia, que hoje atinge o marco de cinco décadas – mais de dois bilhões de incessantes batidas do coração. Na caixa-preta de minha memória estão gravadas todas as manifestações dessa dádiva – a liberdade – que me dá a dignidade de ser humano.

Destaco aqui a expressão maior desse dom. Aos dezesseis anos de vida escolhi crer e me relacionar com o Doador dos céus e da terra. Minha fé no Salvador Jesus define minhas escolhas, minhas esperanças, minhas convicções, meu sentido na vida.

Quando essa biografia tiver que receber seu ponto final, serão decisivas as palavras do meu Senhor Jesus. Elas abrem novas e amplas perspectivas: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crer em mim, ainda que morra, viverá eternamente.”