Esforço por toda parte

Minhas viagens como palestrante tem oferecido valiosas oportunidades de aprendizado e admiração. Em diferentes cidades e instituições que tenho tido oportunidade de visitar encontro sempre muita atividade voltada para o bem comum.

Conhecer pessoas, admirar o trabalho que executam, permutar experiências e observar a dedicação de grupos inteiros tem sido fator de muita felicidade em minha vida pessoal.

O assunto empolga porque sempre desejei divulgar o que é bom, trazer novidades e transformar tais experiências em temática para meus textos e palestras.

Estive recentemente em conhecida cidade na região de São José do Rio Preto. Fui palestrar numa entidade que funciona na periferia da cidade. O caminho, embora por estradas e ruas de terra, muitas delas esburacadas pelas recentes chuvas, levou-nos a notável instituição que atende centenas de pessoas durante toda a semana.

Além de uma bem montada escola de informática, com internet a rádio e modernos computadores, os diferentes cursos profissionalizantes e a alimentação servida para adultos e crianças, diariamente, fazem a instituição merecedora de respeito e consideração na cidade.

Seus dedicados dirigentes esmeram-se nos cuidados com a população atendida, transformando o ambiente em verdadeiro recanto de paz e harmonia.

Como é bom visitar locais assim. Estruturas detalhadamente estudadas para que as atividades programadas ocorram e atendam aos objetivos propostos. Tais ambientes, que tenho encontrado por toda parte, com variações óbvias a depender do local e das atividades desenvolvidas, enchem-me os olhos e o coração.

Fico a pensar nas perspectivas que todos temos de espalhar o que é bom, de semear esperança e nos dedicarmos a causas que melhorem o ambiente onde vivemos para igualmente sermos trabalhadores do bem onde estivermos.

Em cada lugar que visito encontro a presença da dedicação. Sempre encontro o otimismo, a alegria, a perseverança. É verdade que também encontro desafios imensos a serem superados e dificuldades de toda ordem. Mas a fé das pessoas e o trabalho que desenvolvem superam muitas vezes os problemas que enfrentam.

Cada cidade e cada instituição possuem suas características próprias. Cada grupo de pessoas um perfil próprio. Em toda parte, porém, a presença humana dignifica a vida e traduz a finalidade de viver: progredir moral e intelectualmente, produzindo o bem.

Vencer o egoísmo, eis nosso maior desafio humano. Dedicar-se às causas nobres, sejam lá quais forem, eis um projeto de vida.

Em nossas cidades igualmente, apesar das dificuldades e desafios, a ordem, a disciplina e a dedicação de grupos e pessoas dignificam nossa vida. Notáveis instituições educativas, culturais, assistenciais, filantrópicas, esportivas, religiosas ou de lazer continuam seu trabalho. De uma forma ou de outra, estamos todos engajados em uma ou várias delas. Embora nos passe despercebido, a vinculação a elas, seja como diretores, voluntários ou colaboradores, valorizam esse esforço comum que redunda em benefícios coletivos.

Por isso, continuemos a valorizar as instituições de nossas cidades. Apoiemo-las com nossa presença, nossa visita, nossa contribuição, nossa participação... Elas representam a soma do esforço individual, oportunizam trabalho, incentivam a solidariedade, estimulam o espírito de equipe e principalmente valorizam a vida!

Afinal, vivemos para quê? Para nos fecharmos no egoísmo ou para aprendermos uns com a experiência dos outros? Viver é permutar, é aprender, é crescer...

Orson
Enviado por Orson em 21/02/2007
Código do texto: T388404