PENSAMENTOS PARA NOSSAS REFLEXÕES

Pensamentos de Sathya Sai Baba

“Você deve ser grato a seus pais. Deram-lhe o corpo e promoveram a inteligência e o amor que estão incorporados a ele - por isso, gratidão é necessária. Todos os dias eles oram por sua saúde e bem-estar; oram para que você conquiste um bom nome. Se você não honrá-los, eles que são o Deus vivo, como pode aprender a honrar o Todo-Poderoso, o Criador de tudo? Os pais são os que lhe revelam a glória de Deus e os meios para adorá-Lo. Eles são os primeiros representantes de autoridade que uma criança encontra, a autoridade executada através de amor e cuidado. Aprenda a submeter-se a eles e você aprenderá a submeter-se ao Senhor. É preciso conduzir e se comportar de maneira que seus pais fiquem felizes. Esse é seu dever e é somente quando você cumpre essa obrigação que é abençoado por Deus.”

****

Apenas a Verdade e a Retidão são duradouras, e todas as outras coisas - inclusive esse corpo, a riqueza e o parentesco - são impermanentes. Manifeste a verdade que existe em seu interior e ponha em prática tal verdade. Três coisas são necessárias ao progresso espiritual: um coração livre de apego e ódio, uma língua não impregnada pela mentira e um corpo não poluído pela violência. Sem esses três, toda penitência e toda prática religiosa são inúteis. Você precisa rezar incessantemente para o Divino lhe conferir essas qualidades. Perceba que o Divino está dentro de você. A vida lhe foi dada para perceber a bem-aventurança eterna através do uso correto do corpo, da mente e do intelecto. Você precisa conquistar a sabedoria de levar uma vida baseada no amor de Deus.

****

“Se em uma conversa, você usa palavras que culpam e desprezam os outros, então a situação terminará de tal maneira que você se tornará alvo da culpa. Sua mente ficará agitada e seus objetivos de alcançar o progresso espiritual serão perturbados, pois a atmosfera será impura. Portanto, se você realmente deseja ser feliz através de práticas espirituais, como uma preliminar para o processo, você deve se envolver em conversa alegre ou em pensamentos felizes ou memórias. Conversa doce e suave irá ajudá-lo muito. Você deve cultivar tal caráter, pois o caráter dura mais que o corpo. Virtudes são sua força e glória. Caráter é poder. Assim, treine sua mente e use-a para apegar-se à meta para atingir a unidade com Deus.”

****

“Discernimento é a capacidade que nos permite distinguir o bom do ruim e nos conferir a capacidade de decidir quanta importância deve ser dada a vários aspectos em uma dada situação. Sem discernimento, não será possível prosseguir no caminho certo. Qualquer um dotado de sabedoria e discernimento será honrado e adorado, mesmo que ele ou ela possa não ter riqueza ou posição social elevada. Uma pessoa destituída de sabedoria e de discernimento nunca pode florescer espiritualmente, mesmo sendo um eminente educador, um proeminente cientista ou um multimilionário. Alguém sem sabedoria e discernimento não pode sequer distinguir entre Dharma (retidão) e Adharma (falta de retidão). Portanto, cada um de vocês deve adquirir sabedoria e discernimento sem repousar sobre os louros da glória do conhecimento teórico. Você deve desenvolver uma visão intuitiva, juntamente com a sabedoria, e usá-la para elevar o país e o mundo em geral.”

****

“Enormes quantidades de água são transformadas em vapor pelos raios quentes do sol, agrupadas em nuvens e devolvidas à terra como chuva. Isso ajuda a colheita de grãos e torna verde a terra com a vegetação. A maravilha é que, apesar dessa tremenda captação e dessa pluviosidade, o nível do mar não diminui nem mesmo em uma polegada. Além disso, embora milhares de rios ativos derramem suas águas no mar, ele não parece aumentar. Da mesma forma, as pessoas que suplementaram seu conhecimento dos textos sagrados com a consciência de sua validade, adquirida através da prática das lições nelas contidas, não são afetadas por elogio ou culpa, qualquer que seja a origem e a quantidade. Seus corações permanecerão puros, não afetados e calmos.”

****

“Enquanto a alma liberta supera os impulsos, uma pessoa comum cultiva-os. Podem-se usar impulsos puros para remover os impuros, mas no devido tempo se deve descartá-los também, assim como o espinho que é usado para remover outro espinho também é jogado fora. Se você deseja alcançar a Auto Realização, não é suficiente controlar os impulsos; você deve extirpá-los completamente. Assim como os negativos, os impulsos bons também levam a escravidão. Isso significa que mesmo o mais puro desejo - ânsia por libertação-, deve ser abandonado eventualmente. Deve-se atingir o estágio onde nem bom nem ruim atrai ou repele, pois uma algema é uma algema, seja ela de ferro ou de ouro. Então, se você deseja realizar Deus, você deve erradicar seus impulsos, conter a mente e se esforçar para compreender o Princípio Divino fundamental.”

****

“O mundo é um ninho de corvos; alguns grasnam em louvor e outros por escárnio. Mas você deveria estar acima do alcance de ambos. Faça pouco do elogio e trate-o como algo indigno de sua atenção; só então você pode desfrutar a verdadeira felicidade e ser livre. Mesmo Avatares como Rama, Krishna e Baba não escaparam da acusação; serão os homens normais poupados? As pessoas gostam de si mesmas, de suas próprias religiões, seus costumes e terras natais. Essa afeição faz a pessoa criticar as religiões e as crenças dos outros. Embora relacionados com a religião e com a relação que a pessoa tem com Deus, tais impulsos são impuros. Reconheça esse fato e remova essas tendências pela repetição do nome de Deus e pela meditação; isso preenche o coração com a sabedoria universal do Atma. Essas tendências serão transformadas e transmutadas em impulsos sagrados e eventualmente desaparecerão.”

****

“Como cada indivíduo é uma entidade única, assim também cada nação tem uma individualidade única. Cada pessoa é diferente das outras em certos aspectos e é dotada de algumas características especiais que lhe são próprias. Assim também, cada nação tem algumas características especiais, não encontradas em outras. Cada indivíduo tem de desempenhar um papel como parte do sistema. Seu próprio carma anterior ou atividade determinou uma linha especial ou caminho para ele. A história das nações também acontece do mesmo modo. Cada um deve desempenhar um papel já estabelecido pelo seu destino. Cada nação deve passar uma mensagem especial sobre si própria para a comunidade mundial.”

****

“Fique em silêncio; isso induzirá o silêncio nos outros. Não adquira o hábito de gritar, falar alto ou por muito tempo. Reduza ao mínimo os contatos. Leve com você uma atmosfera de contemplação silenciosa, onde quer que esteja. Há alguns que vivem em um tornado perpétuo de ruído. Independentemente de estarem em uma exposição, feira, hotel, templo ou mesmo em Prashanthi Nilayam, suas línguas balançantes não param. Tais pessoas não prosseguirão muito longe no caminho rumo a Deus. Há outros que apreciam disputas e argumentos, pois nunca estão satisfeitos com fatos óbvios; eles precisam criar dúvidas onde nada existia antes e abalam a fé. Debatem se Rama é superior a Krishna, ou se Krishna é uma encarnação mais completa de Deus! Esses pensamentos também não são úteis a um aspirante espiritual. Separe o real do aparente. Procure internamente pela essência, o significado e o propósito da vida.”

Sathya Sai Baba