Mensagem...
A ideia veio e parece que ficou, estou a tê-la há mais duma hora, parece-me definitiva: vou transformar o Diário Recantual numa Agenda.
Um Diário segue os dias, regista-os, é a sua escrita, a Agenda permite o mesmo, num espaço bastante mais limitado. A Agenda Recantual apenas terá meses, os dias serão os que forem, todos ou nenhum: o espaço, ...es/se..., é sempre o mesmo. Basicamente - a diferença está no espaço.
De certo modo... a ideia é... acabar o Diário. A Agenda permitirá apontamentos... muitos, poucos, ou um longo apontamento.
Tudo caminha para um Fim, algo de_ter/minante... Ao mesmo tempo que penso no final do Diário, ideia vagamente presente há algum tempo, caminho para outra alteração: o fim dos Comentários. Tinha pensado publicá-los, talvez seja apenas uma ideia adiada...
A razão é só uma, o 69 pertenceu ao Diário, faz parte da sua história. Ainda hei-de fazer um romance do Diário, quando? A pressa é inimiga da perfeição, procurá-la-ei! Sem pressa, na perfeição... As ideias são o mais perfeito dos romances.
O que é certo é ter decidido seguir o Assim, sem escrever um epitáfio. 
http://www.recantodasletras.com.br/autor_textos.php?id=1409
Esse, desde o principio, tendo uma vida de escrita, nunca a quis partilhar com os outros, permitindo que ela, a sua vida, passasse a ser também escrita de outros. A minha é/foi o contrário, o Fim... será o mesmo.
«Para trás mija a burra», diz um ditado popular. Ora, estou a pensar como irá andar para trás o Diário, para a frente também. Para a frente, basta ligar cada dia ao dia seguinte; para trás e para a frente, é ligá-los aos meses, fazendo-os começar no primeiro dia de cada mês do Diário.
DIÁRIO RECANTUAL
Será a indicação dos 24 meses que, devagar ou mais depressa, irei ligando em conjunto. Puder ler tudo como um todo, esse é o fim infinito. Ao encerrar os Comentários Recebidos, fecho um ciclo fechado: o 69 da escrita/leitura, uma ideia central no que quero que tenha sido o Diário Recantual.
§
Começo com a indicação dos 24 meses que levei a escrever este Diário Recantual, devagar ou mais depressa, irei ligando entre si os dias e os meses.
Ao fazê-lo irei ilustrando os meses como capítulos, os dias serão a leitura desses meses.
Poder ler tudo como um todo, esse é o fim infinito!

em MARÇO de 2005
...
texto seguinte
...


Em vez de "o dia seguinte", "o texto"... seguir o texto. O texto pode ser sempre seguido, os dias nem sempre.
§
O final da história é este: entre a leitura e a escrita, qual destas escolhe cada um de nós? Não tendo tempo para escrever uma resposta a cada comentário, pus esta pergunta. Agora estou a responder-lhe, prefiro a leitura.
Juntemos a essa uma outra questão, escrever é um acto que pode ser de criação e transcendência: oração e meditação, procurar o nome de Deus! Mas, um Diário Recantual seria forçosamente também, uma interacção e um conhecimento do Recanto das Letras, a própria ideia é:
um reconhecimento ao Recanto...
Acontece que há coisas que nos ultrapassam, nos tiram a capacidade de expressão, afectam a possibilidade do próprio entendimento. Assim entendi em relação a um processo sumário, o qual até entendo por parte de quem gere a política do Recanto...
Sendo heterónimo do Assim, sendo mesmo esse o meu Perfil, por todos os motivos não fui indiferente a uma questão que podem ler aqui... 
http://www.leialivro.sp.gov.br/texto.php?uid=13684

http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/356414
+
é procurar...
Vamos limitar a criação pelas reacções dos leitores, vamos... a Inquisição não está ultrapassada! Deus nos acuda... só pode ser uma ironia num ateu, esse também sou eu. Como não gosto de ironia, a não ser com ironia..., separei aqui uma última questão e parei.
§
Num dia de tão profundas reflexões, decidi acabar com os Comentários. Sobra o email e algumas amizades e a possibilidade de ler todos os que por aqui encontrei, com tempo hei-de reler todos os comentários recebidos e enviados, voltarei a ler cada autor: a escrita continua na leitura...
Não podendo acabar este mês num dia 31, acabo a 21!
Fim do Diário; começo da Agenda.
No inicio de cada mês voltarei, a promessa é para cumprir...
Francisco Coimbra
Enviado por Francisco Coimbra em 21/02/2007
Reeditado em 21/02/2007
Código do texto: T388878