Cuidado com o deboche

Se você faz alguém se sentir inadequado, como se esse alguém sempre fizesse tudo errado, debochando dele e esmagando seu ânimo com palavras ferinas e zombeteiras, não estranhe se esse alguém disser que odeia a vida. Sim, a pessoa que você humilha odeia a vida porque você faz a vida dela insuportável, transformando seu existir num tormento constante. Já imaginou como é, para uma pessoa, acordar sabendo que vai ter que aguentar seu desrespeito, suas palavras grosseiras e suas constantes zombarias? Isso é viver? Ela acabará por achar que não vive, constantemente angustiada, como se estivesse numa prisão, pagando por um crime que não cometeu. Pense se você estivesse numa situação. Gostaria de viver com medo de desagradar, de fazer algo errado, sabendo que poderá ser chamado de estúpido e ouvir que nunca faz nada certo? Isso não é viver. Quem vive assim, não tem liberdade e pode acabar se achando uma pessoa errada, que não serve para viver.

Gente submetida a uma tortura emocional constante acabará deprimida e sem autoestima,como se fosse incapaz de achar seu lugar no mundo. Você se sentiria confortável sabendo que contribuiu para destruir a paz emocional de alguém?