Civilização

Alguns filósofos acreditam que a civilização é uma decadência da Humanidade. Esquecem eles, que ainda não chegamos no estágio de civilizados, o que temos é um estado incompleto de progresso. O homem não passa subitamente da infância para a maturidade. Como os Espíritos não progridem todos ao mesmo tempo, temos que guardar um avanço na moralidade. O fruto nunca vem antes da flor.

Como todas as coisas, a civilização tem vários graus. Uma civilização incompleta como a nossa, é um estágio de transição, e muitos males acontecem neste período. À medida que a civilização se aperfeiçoa, vai fazendo cessar alguns dos males, e esses males todos sumirão quando progredir a moralidade. Poderemos dizer que somos civilizados, na verdadeira acepção do termo, quando eliminarmos o egoísmo, o orgulho, e os costumes sejam mais intelectuais e morais do que materiais. Quando a inteligência puder desenvolver-se com mais bondade, mais liberdade e benevolência. Quando desenvolvermos mais amor ao próximo, mais justiça entre os homens, e que o forte sempre proteja o mais fraco. Essa civilização plena não é utopia, ela existe em milhares de lugares no Universo. Depende do ser humano se esforçar para chegar mais rápido na civilização.

Roberto Valverde
Enviado por Roberto Valverde em 03/10/2012
Código do texto: T3914507
Classificação de conteúdo: seguro