VIOLÊNCIA, POR QUÊ ?


Diante de inúmeros casos de violência no Brasil, e também no mundo, em geral, muitos indagam a causa desse grande mal humano...


Devemos considerar, em primeiro plano, que existem "causas", como complexos fatores sociais, culturais, econômicos, psicológicos ou psiquiátricos (etc), que se interligam, originando desequilíbrios humanos em graves proporções.


 Infelizmente, vivemos em uma sociedade completamente deturpada, na qual o "ter" muitas vezes predomina sobre o "ser".  Em outras palavras, o materialismo impera até sobre as vidas humanas, como não deveria. Se não fosse assim, qual seria o motivo do latrocínio (roubo seguido de morte) ?


Outro grande problema, que está longe de ser o único, é que nossa sociedade estúpida tende a ver as pessoas como "objetos" e não como "sujeitos", em várias perspectivas. Esse fator, que é apenas um, entre inúmeros, associa-se à violência sob múltiplas formas.  Se a pessoa aprendesse a respeitar o outro como "sujeito humano", de fato, seria improvável que essa pessoa viesse a matá-lo, roubá-lo, ou afrontá-lo em sua dignidade. O problema é que a dimensão humana está sendo perdida, a cada dia, e a ânsia por ter só cresce, em detrimento do respeito ao próximo, ou a quem quer que seja.



É óbvio que pensar sobre a violência não é algo simples, nem poderia ser, diante dos enormes problemas que a humanidade tem presenciado. No entanto, é preciso pensar seriamente, a fim de que medidas eficazes sejam tomadas para combater o problema crônico da violência social.