COMO COLHER CERTAS ERVAS

Muitas pessoas possuem em casa uma pequena horta ou plantadas em vasos algumas ervas, tanto para temperos como para uso medicinal.

Porém, por vezes, por colhermos erradamente tais plantinhas, elas acabam morrendo ou produzindo pouco.

Uma dica para se colher hortelã, manjeriicão e alecrim.

Sempre corte nas pontas e nunca retire apenas as folhas maiores, deixando o talo sem folhas.

Motivo: as plantinhas vão crescendo e produzindo poucas folhas.

Meça com a mão aberta e com os dedos juntos, uns quatros dedos de cumprimento abaixo da ponta das plantinhas e corte. O talo também tem as propriedades da planta. Assim, as plantinhas acima citadas não crescem muito e brotam novamente mais abaixo, surgindo mais e mais brotinhos e novas folhas.

No caso do hortelã, surgem novas raizes e ele se alastra pelo chão ou pelo vaso com novos brotos e folhas. No caso do manjericão e alecrim, surgem abaixo do talo antigo novos brotos e sempre podemos colher novamente depois de algum tempo. Assim, colhemos e podamos a planta ao mesmo tempo, fazendo a planta produzir mais e mais.

Se se arrancar apenas as folhas maiores, a planta ao crescer fica com um talo imenso e com poucas folhas nas pontas.

Fim