Otimismo

As dificuldades deste mundo estão fazendo muitos dizerem que não adianta lutar nem ter sonhos, pois o mundo só piora e o ser humano não tem evoluido como deveria. Admito que é fácil ser pessimista com tanta coisa ruim acontecendo mas, se pensarmos bem, concluiremos que, ainda que o otimista não consiga nada, ele pelo menos tentou, teve coragem e se esforçou, ao passo que o pessimista só fez ficar sentado reclamando e se lamuriando. O pessimista nunca consegue nada, ele sempre perde oportunidades, é covarde e acomodado, preferindo culpar aos outros e às circunstâncias a tentar. Já o otimista não espera as oportunidades, vai atrás delas e, de luta em luta, vai se aprimorando, adquirindo experiência, vendo do que é capaz e no que precisa melhorar. O pessimista pode não perder tudo, mas isso é porque não arrisca. Consequentemente, ele não evolui. Qualquer um pode ser pessimista, usando a desculpa dos tempos difíceis. Mas, pensando bem, alguma vez houve tempos fáceis? Hoje, há a crise na Europa. Porém, se olharmos para trás, veremos a crise de 1929, as Duas Guerras Mundiais e tantas outras tragédias. Podem falar no terrorismo e nas armas cada vez mais potentes como prova de que o mundo só piora e está cada vez mais violento. Ora, o ser humano nunca foi pacífico. Sempre tentou se impor pela força. A diferença está nas armas mais eficientes. O que faremos, então? Ceder ao pessimismo? Talvez adotar uma atitude otimista pareça ingênuo mas, se formos atentos, veremos que todos os que realizaram grandes feitos lutaram contra as circunstâncias, sem esperar tempos mais favoráveis. E os otimistas não são ingênuos. Eles sabem que enfrentarão dificuldades. Se eles houvessem ficado parados se lamentando e dizendo que não adiantaria lutar, não teriam feito nada. Vejamos os exemplos de Martin Luther King, Ghandi, Joana d'Arc e tantos outros que deram suas vidas por causas em que acreditavam em vez de permanecer acomodados, não teriam começado as mudanças tão significativas que ficaram na História. Eles podem não ter vivido para ver a vitória, mas deram coragem e esperança a muita gente que se inspirou neles, acreditando em tempos melhores. Portanto, sejamos otimistas. Otimismo é coragem e determinação, não tolice e ingenuidade.