VIAGEM

Tarde dolente, cor de cinza, com chuvinha fina, pegadeira, suscitando lembranças que se juntaram através do tempo. Pela janela do carro já nem percebo postes e pessoas que passam em disparada. Quero fugir da realidade, desprender da alma o fardo de responsabilidade que a vida me confiou e sob o qual sucumbo a cada instante...

Ganho a estrada, busco o campo. À medida que avanço inexplicável torpor me invade a mente... Paro de pensar e toda a minha vida desfila ante meus olhos. Fenômeno desconhecido que, longe de inspirar medo me enche de tranqüilidade.

Teleportam-me a outra paisagem... A chuva cessara dando lugar à claridade do sol que entremeava seus raios dourados sobre a mata molhada. Sobre a encosta de pequena colina, arvoredo florido balouçando ao sabor da brisa da tarde emprestava aspecto deslumbrante à clareira acolhedora, verdadeiro oásis de prodigioso bem estar, fazendo-me recordar, de imediato, os famosos bosques de Viena sobre os quais tanto aprendera em minha juventude.

Sensação de paz íntima e de respeito ao desconhecido se aninharam no meu peito, dando-me a impressão de que penetrara mundo diferente... A Shangrilá dos meus sonhos, talvez...

Foi num átimo de segundo, se tanto, que eu entendi que em algum lugar do espaço se encontra gravada, passo a passo, toda a trajetória de nossa milenar caminhada na busca da perfeição, porque não somos, nesta vida, folhas soltas ao sabor dos ventos...

Somos o que pensamos e a cada momento mudamos a rota do destino através de nossos atos, embora a caminhada aponte sempre o rumo norte...

Jamais estacamos na estrada porque a cada desvio que buscamos, mesmo que nos atrase o passo, lá na frente sempre a encontraremos novamente e retomaremos a jornada...

E nesta centelha de tempo, num segundo incomensurável, eu compreendi que Deus é a causa misteriosa de tudo quanto existe e que eu não entendo. Manancial de todas as formas de vida é o supremo consolo do infortúnio e a esperança de riqueza do pobre. Essência do próprio direito é a fonte de justiça do oprimido. Símbolo eterno da paz é o rumo de todas as criaturas na busca da Luz que dissipa todas as sombras...

Nelson de Medeiros
Enviado por Nelson de Medeiros em 17/03/2007
Reeditado em 11/07/2020
Código do texto: T416185
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.